Há algum tempo que estou para escrever sobre Adsense Smart Pricing, um problema que hoje em dia é particularmente iminente em blogs, uma vez que a grande maioria tem dificuldades em saber utilizar convenientemente o seu Adsense, bem como torná-lo extremamente rentável.
O QUE É O ADSENSE SMART PRICING?
No ínicio do ano o colega Courtney explicou sucintamente o que é o smart princing, alegando que quem tem CTR’s de 2%, 1% ou menos, está seguramente a ser penalizado, recebendo apenas 10% do valor potencial de um clique. A versão original diz:
Not many people have heard about Adsense Smart Pricing and there’s little information about it. It appears that if you have a low CTR (under 1 or 2%), you may be penalised, so you only get about 10% of what clicks are worth.
O PERIGO PARA OS BLOGUEIROS
Os blogs apresentam logo à partida uma grande probabilidade de sofrerem com o Smart Pricing, pela simples razão de receberem muito tráfego directo e muito tráfego através dos motores de busca. Na sua generalidade, este tráfego não converte bem, o que invariavelmente irá resultar em CTR’s baixos. Se estiver a trabalhar num nicho de mercado como o deste blog, ainda pior, uma vez que a grande maioria dos leitores são cegos quanto à publicidade contextualizada.
Contrariamente a essa estratégia, os paraquedistas vindos dos motores de busca actuam de uma forma completamente inversa, que resulta em muitos mais cliques e posteriormente num CTR mais elevado.Embora o leitor possa equacionar que recebe bom tráfego dos motores de busca, a verdade é que esse tráfego é sempre muito diminuto quando comparado com as suas outras fontes de tráfego regulares: blogs, redes sociais, tráfego directo, etc.
O QUE FAZER ACERCA DO SMART PRICING?
Embora possa parecer uma estratégia arriscada, apresentar a sua publicidade Adsense apenas aos seus visitantes que chegarem dos motores de busca, fará com que rapidamente o seu blog diminua o número de impressões, estabilize o número de cliques, e transforme tudo isso num valor de CTR bem mais elevado do que aquele que tem actualmente. Este blog tem um CTR a rondar os 1,80/2,00%, o que significa que poderá estar a sofrer de smart pricing caso eu não execute imediatamente uma estratégia desse tipo.
Embora possa vir a perder alguns cliques momentâneos, existem quanto a mim duas grandes vantagens ao utilizar uma estratégia deste tipo:
- aumento do CTR e remoção do smart-pricing;- maior qualidade visual para os leitores regulares, isenta de anúncios;
O QUE DIZ O GOOGLE SOBRE O SMART PRICING?
Em 2005 o Google escreveu uma entrada intitulada ‘Os factos sobre o Smart Pricing‘, que na verdade contradiz precisamente aquilo que referi no primeiro ponto, baseando-me na teoria proposta pelo Courtney, um experiente marketer. Na verdade e embora o Google tenha apresentado a sua teoria há cerca de 3 anos, ela diz o seguinte:
A percentagem de cliques que convertem para um anunciante é o factor mais importante no ROI do anunciante, o que significa que é possível e recorrente, ter um CTR baixo e uma taxa de conversão elevada. É possível também ter uma taxa de CTR elevada e uma conversão baixa. Não remova o código AdSense do seu site, só porque ele tem um CTR baixo - poderá ser um dos seus sites que melhor converte.
Ora bem, explicando esta teoria, o Google alerta para que o webmaster entenda que o CTR na verdade não é tudo, mas sim o número (ou a taxa) de conversões que o anúncio consegue fazer. Isto significa que é perfeitamente possível ter um CTR de 1%, mas cada clique converte extremamente bem.
Isto quer dizer também, que o Google se baseia na taxa de conversão, ao invés de na taxa de CTR, para determinar o smart pricing das diversas campanhas que corre. O mais importante para o Google, acaba sempre por ser o valor que esta oferece a quem anuncia.
Obviamente que um CTR elevado provavelmente poderá levá-lo a uma taxa de conversão mais elevada, embora possa não ser proporcionalmente igual. Os valores irão sempre depender de muitos factores, nomeadamente do tipo de anúncio, do tipo de visitante, do blog onde o anúncio aparece, do CTR que ele tem e também da taxa de conversão do mesmo.
O SEU BLOG ESTÁ SMART PRICED?
Esta pergunta na verdade é muito complicada de responder. Não existe nenhuma fórmula ou software possível de determinar se um blog está a ser alvo de smart pricing ou não, mas a verdade é que se os seus cliques estão a ser muito mal pagos (de 0,10€ para baixo), então é bem provável que esteja a sofrer de smart pricing.
Calcular se um blog está a ser alvo de smart pricing não é fácil, uma vez que o valor por clique varia provavelmente todos os dias e conforme o nicho de mercado abordado nos seus artigos. No entanto e um teste interessante, será mostrar o Adsense apenas para os seus visitantes vindos dos motores de busca. Se a sua taxa de CTR aumentar gradualmente e os seus ganhos permanecerem os mesmos ou inclusivé dispararem de valor, significa que estava a ser alvo de smart pricing. Se as alterações não lhe trouxerem benefícios, antes pelo contrário, então é porque não estava smart priced e deverá voltar ao estado onde estava antes de executar as modificações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário