quinta-feira, 27 de agosto de 2009

5 passos para optimizar a performance dos anúncios Adsense

5 passos para optimizar a performance dos anúncios Adsense
Escrito em: 25-06-2008Por: Paulo FaustinoInserido em: Dicas Adsense
(5 votos, média: 4.2 de 5)
Loading ...
var staf_confirmtext = 'Email Enviado!'
#stafBlock { position: absolute !important; z-index: 100000; display: none; width: 250px; }
#stafForm { background-color: #ffffff; border: 1px solid #c6c6c6; padding: 5px; margin:0; }
#stafForm h2 { margin: 0; }

#stafForm input, #stafForm label, #stafForm h2 { font-family: 'Lucida Grande', Verdana, Arial, Sans-Serif; font-size: 1em; color: #222222; }
#stafForm input { width: 125px; height: 20px; margin-top: 5px; border: 1px solid #ccc; }
#stafForm label { float: left; display: block; width: 90px; line-height: 16px; }
#stafClose { float: right; margin-right: 5px; }

Envie o post para um Amigo! Imprima este Post
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
O canal Inside Adsense publicou hoje um artigo interessante com 5 dicas para melhorar a performance dos anúncios Adsense, aumentando de forma directa os ganhos com publicidade contextual no seu blog.Existem uma série de factores importantes a ter em conta na altura de definir como utilizar o Adsense. As cores, canais, posicionamentos e tamanhos dos banners, influenciam directa e indirectamente todo um resultado de um único blog.
A equipa de optimização Adsense da Google Australia (Sydney) lançou também um video que é na verdade um pequeno tutorial de optimização, com foco em 5 passos muito importantes ao nível da optimização Adsense:
[1] Análise do conteúdoAnalisar o conteúdo de uma página é tão importante como posicionar correctamente os anúncios Adsense. É importante conhecer o terreno onde se vai actuar, para que seja possível maximizar os rendimentos de uma forma efectiva. Esta análise define também a necessidade de anúncios, que tipo de anúncios e o posicionamento dos anúncios.A equipa do Google sugere que se questione a si mesmo acerca de uma série de factores:
- que tipo de conteúdo tem nas suas páginas?- você utiliza artigos ou fórums de discussão?- você utiliza uma loja e-commerce ou um blog?- os seus conteúdos são estáticos ou dinâmicos?
A equipa do Google sugere ainda que se o seu conteúdo estiver no topo do seu blog, o melhor local para posicionar anúncios é logo a seguir a esse conteúdo.A equipa Australiana voltou a frisar o heatmap de que já haviamos falado no artigo sobre posicionamento dos anúncios Adsense.
[2] Criação de canais (channels)Já aqui falei deles uma série de vezes. É extremamente importante criar canais na sua página Adsense, para saber quais os locais que estão a obter uma performance de qualidade, e quais os canais que estão com rendimentos abaixo do esperado. Analisar estas métricas é importante e possibilita-lhe fazer alterações e ajustes sempre que necessário.
A criação de canais é também importante para unidades singulares. Se imaginar que tem um blog, com 5 grupos de anúncios Adsense, é importante criar canais para todos esses agrupamentos, para que seja possível analisar a sua interacção com o leitor, e também o seu rendimento e performance.Obtendo esses dados, será possível fazer uma gestão coerente do posicionamento, tamanho e cores a utilizar. Faça testes e compare resultados por períodos de 7 ou 15 dias.
[3] Optimização do design e posicionamentoTambém já aqui falei do posicionamento dos anúncios Adsense e o design dos mesmos. Não utilizar borders e background é tão importante como posicionar os anúncios de uma forma eficiente.Também continuo a achar que um posicionamento aleatório dentro dos artigos ajuda a obter rendimentos superiores.
Os anúncios Adsense mais populares são o rectangulo de 300×250, o arranha céus de 160×600 e o Leaderboard de 728×90.
Colocar anúncios em locais onde geralmente o leitor procura informação, faz com que o potencial de clique aumente muito.Anúncios contextuais são geralmente um complemento ao que o utilizador procura naquele momento, fazendo com que o tal potencial de clique e interesse seja bastante grande,Escolher um esquema de cores que se integre com o seu website é também uma forma de “esconder” os seus anúncios, fazendo com que pareçam mais profissionais e enquadrados com a temática do seu blog ou website. No entanto, o Google penaliza quem pretende “esconder” em demasiada os seus anúncios, de forma a confundirem-se com o conteúdo, gerando dessa forma um variado número de cliques não desejados pelos leitores, o que faz com que isso seja uma má experiência para quem anúncia no Adwords.
[4] Maximizar os rendimentos de multiplas unidadesOptimizar ao máximo as suas unidades de links e anuncios é extremamente importante e passível de ser feito manualmente e com mestria.

O Google confirma que é possível utilizar diversos anúncios numa única página, mas recomenda que seja feita uma análise mais pormenorizada sobre que blocos de anúncios rendem mais dinheiro ou atingem melhores performances. Você poderá fazer isso utilizando os tais canais de que falei anteriormente. Analise depois o CTR e o eCPM de cada um desses canais e blocos de anúncios.
Um dado interessante revelado no vídeo, indica que o bloco de anúncios a aparecer numa página, é aquele que tem os anúncios de maior valor, ou seja, esses anúncios têm um valor por clique superior a todos os outros. É importante então que essa unidade de anúncios esteja colocada de forma eficiente no seu código HTML.
[5] Análise dos resultados analíticosAnalisar os resultados é a forma mais eficiente de saber até que ponto a optimização efectuda produziu os resultados esperados. Por vezes mudar a colocação de um anúncio ou o seu esquema de cores, poderá ajudar a um boost elevado do número de cliques e conversões, aumentado também os seus rendimentos globais.
Fazer uma análise pormenorizada dos canais e dos resultados de tracking Adsense, poderá levar-nos à conclusão de que os anúncios colocados lateralmente estão a obter melhores resultados do que a unidade de anúncios que colocámos no Header.É importante então optimizar a fazer as devidas alterações, para que esse bloco de anúncios laterais, contenha os anúncios de maior valor por clique.

Estas são algumas ideias interessantes e complementares aquelas de que tenho vindo a falar. Dê uma olhadela no video que está bastante interessante e simples de compreender.Penso que a chave está na análise dos resultados. Analisar e interpretar os resultados das campanhas, poderá fazer com que a optimização seja mais eficiente e directa.
Outro dado muito importante são os testes. Faça muito testes e procure sempre mais e melhor.Altere os seus banners, o seu posicionamento, esquema de cores, etc. Faça diversas alterações de 15 em 15 dias e analise os resultados e o feedback da sua audiência.Sem fazer testes é complicado chegar-se a resultados e consequentemente a rendimentos superiores.
Estes últimos dois artigos sobre Adsense são um complemento interessante a todos aqueles que pretendem aumentar os rendimentos com a publicidade contextual. Como já havia referido, não é complicado obter resultados eficientes, quando se utiliza as ferramentas e técnicas necessárias.
Até Já e boa optimizações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário