quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Google Adsense brevemente nos relatórios do Google Analytics

Os colegas do Digital Inspiration publicaram hoje um artigo muito interessante acerca da futura integração dos relatórios de ganhos do Google Adsense nos quadros de estatísticas do Google Analytics.Há algum tempo que venho analisando o facto de o Google Analytics estar preparado para Adsense, mas o funcionamento não estava sincronizado até então (e ainda não está - é para breve). Emparelhar ambos os dados seria ouro sobre azul para todos os editores interessados em pagar aos seus autores sobre os rendimentos dos artigos que escrevem, por exemplo. Neste momento isso só é possível recorrendo a plugins de divisão de impressões e em Wordpress.
O funcionamento prevê que os editores saibam quais as páginas que recebem mais cliques, qual o rendimento gerado por página (página = artigo), percentagem de CTR, os sites que mais referidos enviam, entre muitas outras coisas.Os screenshots revelados foram publicados inadvertidamente no TheGoogleCache.com e rapidamente foram dizimados por diversos websites e blogs que noticiaram gloriosamente esta novidade do Google.Agora que já retirei o meu prazer também, vamos passar à apresentação das novidades:
QUADRO DE RECEITAS GERAISPassa a existir um novo quadro resumido das campanhas Adsense, dentro dos quadros de estatísticas do Google Analytics, a partir do qual é possível analisar ao pormenor o desempenho da campanha, incluindo dados mensuráveis como os lucros gerais, eCPM, CTR, Impressões, CPM, entre outros dados que o poderão ajudar imenso a rentabilizar páginas únicas, por exemplo.


QUADRO PORMENORIZADO DE RENDIMENTOS POR PÁGINAO quadro geral passa a oferecer uma vista geral somente sobre os ganhos, apresentando dados estatísticos por página, incluindo a receita única gerada por essa página, número de clientes, percentagem de CTR e eCPM, entre outros dados. Como referi em cima, esta opção passará a ser amplamente gratificante para todos os autores que trabalham com comissão de rendimentos. Assim os editores poderão partilhar uma percentagem fixa dos ganhos que o autor gerar com a produção dos seus conteúdos, por exemplo.
ADSENSE TRENDINGTal como acontece com o Google Trends, esta nova ferramenta de trending intergrada no Analytics, irá apresentar os gráficos de evolução das suas campanhas e rendimentos Google Adsense. Poderá definir manualmente datas específicas, ou analisar o crescimento dos seus ganhos ao longo do mês ou em períodos idênticos de tempo.
QUADRO DE RECEITAS POR PÁGINAEste relatório é praticamente idêntico ao quadro de apresentação Adsense, embora o primeiro seja um quadro generalista sobre todos os ganhos, este é apenas um quadro por página, que inclui todos os dados estatísticos e de facturação post a post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário