quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Google Adsense agora compatível com Google Analytics

A 13 de Setembro passado, falei sobre a intregação do Adsense no Analytics, de uma forma clara e bastante interessante. No entanto, este não passava de um projecto em aberto e sem datas de conclusão disponíveis.Mas, há coisa de 2 dias a Google anunciou finalmente a integração dos ganhos de Adsense na plataforma do Google Analytics, o que permite entre outras coisas, saber de antemão quais os artigos e páginas mais rentáveis do seu blog, por exemplo.
Pelo que a própria Google referiu, a integração vai ser feita de uma forma gradual, sendo que quando a nova funcionalidade se encontrar activada para a sua conta, irá aparecer imediatamente no menu de entrada da sua conta Adsense, tal como nesta imagem:

Como já havia referenciado no primeiro artigo que fiz sobre esta nova funcionalidade, a partir do momento em que ligar a sua conta Adsense com o seu painel de dados Analytics, irá puder verificar quais os endereços que produziram maiores rendimentos para o seu site ou blog, quais os links que geraram mais receitas, de onde proveio essa receita, entre outros dados extremamente interessantes, que poderão inclusivé ser uma mais-valia para todos aqueles que trabalharem com múltiplos editores.
A Google incentiva também neste momento, todos os webmasters e blogueiros e explorarem ao máximo as capacidades que esta nova fusão cria. Nomeadamente fazendo uma análise profunda dos dados, e procurando descobrir mais-valia que lhe sirvam no futuro. Alguns exemplos:



Descobrir mercados pouco utilizados. Utilizando os dados do Analytics é fácil descobrir quais as regiões menos afectadas pelo seu conhecimento e conteúdo, pelo que se torna importante na sua estratégia, criar uma maior dependência e quota de mercado nesses nichos.Procure também descobrir mercados onde poderá ter pouca expressão, mas onde o seu CTR e rendibilidade são elevados.
Procure descobrir o tráfego mais rentável. Utilizando a fórmula de relatório ’Referring sites’, é possível descobrir quais os sites e blogs que lhe esão a trazer maior número de visitantes e também uma maior conversão em dinheiro. Procure saber quem são e delinear uma estratégia que lhe permita usufruir ainda mais desses benefícios.
Como tenho vindo a dizer, estas novidades relativas à fusão de ambos os relatórios, são extremamente interessantes por dois motivos: 1- saber quem são e quais são as páginas e endereços mais rentáveis do seu site ou blog e 2 - calcular eficientemente o nível de rendibilidade de um determinado editor. Para quem tem um blog com 2 ou mais editores, que publicam conteúdos regularmente, esta divisão de lucros torna-se simplesmente perfeita.
A Google referiu também que o programa não se encontra disponível a todos os editores, pelo que deverá manter-se atento quando a activação da sua conta for feita. Eu à data da escrita deste artigo ainda não tenho a nova opção disponível. Entretanto fique com um video explicativo do poder e funcionalismo desta nova fusão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário