Existem certamente vários problemas e questões a quem se inicia com campanhas Google Adwords.Embora seja uma excelente ferramenta para dar a conhecer o seu website ou blog, o Adwords inclui alguns processos que provavelmente assustam muitos utilizadores.Algumas das perguntas mais frequentes, incluem o porquê de as suas palavras-chave aparecerem como “inactivas”, ou qual a razão de subir o preço por clique das suas campanhas?
Geralmente, o preço que você estabelece por clique para a sua campanha Adwords, nunca é o preço que você paga. Na realidade você irá pagar menos. Porquê?
Para tentarmos compreender a lógica do sistema, o Google cobra a você, apenas um cêntimo a mais do que a campanha que está logo abaixo da sua, e não propriamente o valor que você estaria disposto a pagar por clique.Embora esta técnica seja uma vantagem para quem anuncia, existem ainda outros segredos por detrás das campanhas Adwords. Sendo que há uma formula para conseguir pagar cada vez menos pelos seus anúncios, ainda que hajam muitos outros bloggers ou webmasters a publicitar também!
O mais importante nas campanhas de Adwords, é o CTR, que significa Click Trough Rate, ou seja, a taxa de conversão por clique.Suponha que o seu anúncio é exibido 100 vezes, e que só é clicado uma vez. O seu CTR para este caso, será de 1%, ou seja, a percentagem de utilizadores que clicou na campanha é apenas 1% do valor total das exibições da campanha. Simples?
Imagine que eu tenho um CTR de 1% e que estou disposto a pagar 1€ por clique na segunda posição.Se você estiver concorrendo comigo e tiver um CTR de 2%, você irá pagar apenas 0,51€ por clique, e eu serei relegado para a 3ª posição.
Isto significa que ao ter um CTR de 2%, você é duplamente mais influente do que eu, e como tal, irá pagar metade do valor da campanha.No entanto, seu eu quiser ficar por cima, terei de estar disposto a pagar 1 cêntimo a mais do dobro do seu valor por clique, ou seja, 1,01€ por clique.
Com isto, é fácil compreender que quanto maior for o seu CTR, mais baratos se vão tornar os seus anúncios. O valor por clique decresce paralelamente ao crescimento do CTR.
Análise de um anúncio de campanha.
Imagine que tem um anúncio de campanha Adwords para promover, e que esse anúncio está a ter um CTR muito baixo, ou seja, está a ter pouca conversão em cliques.Imagine agora o seguinte cenário entre dois anúncios de campanha com CTR’s completamente distintos:
Quer Ficar Rico?O guia para ficar rico hoje!É fácil, simples e gratuito de executar!www.fique-rico.com5 cliques - CTR de 0,36%
Quer Ficar Rico?É fácil, simples e gratuito de executar!O guia para ficar rico hoje!www.fique-rico.com39 cliques - CTR de 7,20%
A única alteração presente entre ambos os anúncios, foi a simples troca da linha superior para baixo, o que se revelou surpreendentemente positivo, disparando o CTR de 0,36% para 7,20%.Esta simples estratégia, foi resultado de testes, que sempre aconselho a quem faz publicidade em campanhas Adwords, e também a quem rentabiliza sites através de Adsense.Esta troca nas frases, resultou num aumento de cliques em cerca de 20 vezes mais, o que significa que há também a possibilidade de diminuir o custo por clique em 20 vezes, e manter o mesmo número de cliques.
É esta a formula que o Google utiliza para posicionar os seus anúncios mais altos à medida que o CTR aumenta, no entanto, esta mesmo fórmula não é utilizada em todos os sistemas Pay-per-Click do mercado.
As campanhas no Yahoo Search Marketing (YSM)
Se não conhece o Yahoo Search Marketing, sugiro que visite o endereço http://searchmarketing.yahoo.com/pt_BR/.No YSM a gestão de campanhas é bastante diferente do Google Adwords. Aqui, quem paga mais é quem ganha! Embora seja uma forma discutível de abordar a temática, o Yahoo acaba por recompensar quem tem mais dinheiro, ao invés de recompensar quem é mais inteligente na gestão das campanhas.
No Google é exactamente o oposto. Quem conseguir gerir e optimizar as suas campanhas, irá obter mais sucesso, ainda que não tenha muito dinheiro. É o preço a pagar pela inteligência?
O problema das palavras-chave inactivas!
Muitos publicitários como você, recebem por vezes no seu painel de administração do Google Adwords, um alerta de que determinadas palavras-chave que escolheu para a sua campanha estão inactivas.Isso de forma simplificada, significa que você tem de aumentar o custo por clique que está disposto a pagar para a sua campanha aparecer nessa keyword.O google simplesmente diz-lhe que você tem que pagar mais por aquela palavra. Porquê? A razão mais importante pela qual o Google desactiva as suas palavras tem novamente a ver com a tal Relevância e Pertinência: a mensagem no anúncio não combina com o que a pessoa quer quando escreve aquela palavra ou expressão.
Como resolver esse pequeno problema?
Procure escolher palavras-chave mais sectorizadas e ainda mais especificas para o tipo de anúncio que está a apresentar.Depois, analise o CTR de cada palavra-chave, e trabalhe somente aquelas que lhe garantem um retorno mais elevado.Ao combinar estes dois factores, você está a trabalhar para procurar ter um lugar de maior destaque nas suas campanhas, juntamente com a utilização de keywords que convertem bem. Se trabalhar somente com keywords que convertem bem, o seu CTR irá aumentar, e o seu custo por clique irá cair a pique. Simples, hein?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário