quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ganhar Dinheiro com o Adsense (parte 3) - atraindo mais visitantes com conteúdo e comunidade

Depois de termos falado sobre como ganhar dinheiro com adsense utilizando o básico e as estatísticas e de termos analisado também como reter os visitantes mais tempo e ganhar mais dinheiro com o Adsense, hoje voltamos à carga para falar sobre como atrair mais visitantes e tráfego, através do seu conteúdo e da comunidade em torno do seu blog.
Durante os próximos dias, poderá ir tentando implementar as diversas dicas publicadas, atraindo mais visitantes, aumentando o potencial de rentabilização do seu blog, e atraindo mais dinheiro para a sua conta. Ao longo dos próximos artigos, convidamo-lo a partilhar também as suas experiências, lucros e frustrações, para que todos juntos possamos melhorar ao máximo a rentabilização com Adsense.
Como provavelmente sabe de cor, atrair visitantes e tráfego para o seu blog, é um dos métodos essenciais para manter as suas receitas Adsense a crescer. No entanto e embora já tenhamos falado aqui no blog sobre diferentes formas de atrair tráfego, hoje gostaria de falar concretamente em 3 dicas, baseadas na filosofia da Google, que são consideradas as três técnicas fundamentais para a angariação de tráfego em blogs que pretendem melhorar as suas receitas com Adsense. Vejamos então…
DICA Nº1:Produzir conteúdo fantástico
A primeira dica é óbvia, mas é também a mais importante de todas. Aqui no blog tenho vindo a experienciar que determinados tipos de artigos recebem muito mais tráfego do que outros artigos não tão completos ou atractivos do ponto de vista do conteúdo. Olhando um pouco para a conta do Google Analytics, rapidamente chego à conclusão de que artigos como “Saiba como criar um blog de sucesso em apenas 12 meses utilizando apenas o Google” ou então “Lista de Motores de Busca e Diretórios onde adicionar o seu blog” são autênticas fontes de tráfego orgânico constante. No entanto, o que é que diferencia este tipo de artigos, de outros já desenvolvidos aqui no blog?
Este é o tipo de pergunta que deverá fazer-se quando faz uma análise do tráfego por conteúdos. Geralmente os conteúdos que recebem mais tráfego, estão orientados para necessidades dos seus leitores, ou seja, os seus leitores têm uma dúvida ou um objectivo, e o seu conteúdo vai totalmente de encontro a essa dúvida, solucionando-a ou até esse objectivo, ajudando o leitor a cumpri-lo.Produzir conteúdos fantásticos é uma das formas de atrair mais tráfego para o seu blog, mas não apenas a única forma. Artigos como “Os 30 webmasters online que criaram impérios antes dos 30 anos de idade” revelam-se não como uma solução para algo, mas como uma imagem motivadora para todos aqueles que trabalham na internet ou aspiram a isso. Este artigo recebeu imenso tráfego nas redes sociais e esteve cotado nas primeiras páginas de praticamente todas elas. Quando um artigo tem substância e revela-se importante para o leitor, o próprio leitor encarrega-se de torná-lo numa autêntica fonte de tráfego. Por isso digo e repito, concentre-se em criar conteúdo de qualidade, que possa atrair mais tráfego e aumentar indirectamente a sua receita com Adsense.

DICA Nº2:Aprenda a partilhar
Esta segunda ideia é um pouco mais revoltante para muitos blogueiros e webmasters, no entanto, é uma forma eficiente de partilhar conteúdo e angariar mais visitantes e tráfego de qualidade para o seu blog. Para atrair mais leitores para o seu blog, considere colocar o seu conteúdo sob uma licença da Creative Commons para que este possa ser distribuído livremente, por exemplo. Existem inúmeros exemplos de webmasters e blogueiros que trabalham com licenças deste tipo, permitindo a outros blogueiros utilizarem, modificarem e adaptarem os seus conteúdos livremente, levando o conhecimento a mais leitores. Muitos webmasters não gostam de partilhar o seu conteúdo, com medo da competição criada em torno desse tipo de partilha. Partilhando, o que na verdade você estará a fazer é a permitir que os seus competidores façam publicidade gratuitamente aos seus conteúdos e ao seu blog. Quantos mais leitores visualizarem os seus conteúdos em outros websites e blogs, maior é a probabilidade de estes acabarem por encontrá-lo. Poderá inclusivamente criar um gerador de código HTML automático, que forneça o código fonte do seu artigo, juntamente com um link de crédito no fundo do artigo. Isso irá ajudá-lo a ganhar alguns links de volta e também alguma popularidade extra.
DICA Nº3:Torne a sua comunidade numa equipaA última dica prende-se com colaboração e sentido de comunidade com os leitores e visitantes do seu blog. Muitos blogs nos dias de hoje vivem apenas dos comentários e nada mais. No entanto, a criação de uma comunidade lógica e em prol do crescimento do blog é na verdade muito mais do que isso. Um bom exemplo de como a colaboração funciona são por exemplo as Wikis, que na verdade só sobrevivem graças ao sentido de trabalho comunitário. Permitindo isso, você irá criar um sentimento de paixão nos seus leitores e visitantes, que ficaram entusiasmados por puder ajudar e fazer parte do projecto, ajudando-o a crescer e a tornar-se mais forte. Nos blogs, é possível fazê-lo utilizando multi-editores, é possível aceitar Guest-Posts, conteúdos recomendados, entre outras formas de valorizar os leitores regulares, aproximando-os mais da sua marca pessoal e também dos objectivos do seu blog. Você na verdade só tem a ganhar com isso. Aqui no Fique-Rico aceitam-se guest-posts desde Novembro do ano passado, por exemplo!
CONCLUSÃOExistem seguramente outras formas de atrair conteúdo, nomeadamente através de páginas como a Squidoo, a HubPages, ou mesmo o Google Knol, embora tudo dependa da sua capacidade de explorar todas essas áreas em prol do crescimento do seu blog. O Adwords poderá também ser uma solução viável, quando utilizado com mestria.
Tal como referi nos últimos artigos, durante os próximos dias, poderá ir tentando implementar as diversas dicas publicadas, atraindo mais visitantes, aumentando o potencial de rentabilização do blog, e atraindo mais dinheiro para a sua conta. Ao longo dos próximos artigos, convidamo-lo a partilhar também as suas experiências, lucros e frustrações, para que todos juntos possamos melhorar ao máximo a rentabilização com Adsense. Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário