quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Colocar Anuncios NetAffiliation

Como colocar anuncios netaffiliation no blog? Depois de registar na netaffiliation, deve confirmar se a netafiliation respondeu ao seu pedido de adesão. Se foi aceite na plataforma de afiliação netaffiliation, deve receber um email de confirmação. Depois de receber esse eMail, já pode colocar os anuncios das campanhas no seu site/blog. Como colocar os anuncios netaffiliation no seu blogue?
Colocar os anuncios da netaffiliation no seu blog
Para colocar os anúncios publicitários ou links netaffiliation no seu blog, só tem de copiar e colar o código no seu blog. Como fazer? Siga os passos em baixo:
Campanha
Acesse o site netaffiliation. O passo seguinte é registar Netaffiliation. Depois de ter sido aceite, faça o login com os dados que forneceu aquando do registo no programa (email e password).
Entre no Painel Administrativo do site. Veja no menu superior, os separadores:
Acolhimento
Conta
Campanha
Ferramentas
Encerrar Sessão
Selecção
Clique em “Campanha“ e “Selecção”. Vão aparecer todas as campanhas separadas por categorias ou “Rubricas”. Seleccione a rubrica que pretende.
Rubricas
Após seleccionar a rubrica, por exemplo a “Son-fotos-Vídeo (1)”, escolha a campanha que quer adicionar ao seu blog. Se reparar, cada rubrica tem um número entre parênteses. Neste caso é o (1), o que significa que tem uma campanha activa nessa Rubrica. Para efeitos de tutorial vou exemplificar com a campanha “KuantoKusta”.
Pedir
Para aderir à campanha (depois de clicar em “Selecção” e escolher a “Rubrica : Son-fotos-Vídeo”) faça um scroll até encontrar a campanha “Kuanto Kusta”. Ao centro encontra uma descrição da campanha. Do lado direito do site, e por baixo do “logo” da campanha, vai aparecer o nome do seu blogue, com uma caixa para colocar um visto e um botão “Pedir”.
Coloque um visto na caixa e clique em “Pedir”.
Autorização
Vai ter de esperar que a campanha seja aceite. Receberá um email de confirmação, caso o seu blog seja autorizado para esta campanha, indicando que o mesmo foi aceite.
Código
Depois do seu blog ser aceite na campanha, já pode colocar os anuncios no blogger. O método de colocação é idêntico para todos os programas de afiliados, e resume-se a um “copy & paste”. Para isso deve aceder à plataforma de afiliado (qualquer uma) e procurar onde se encontra o código dos anuncios. Para conseguir o código do anúncios, siga estes passos:
Aceda ao site da netaffiliation. Clique em:
Campanha
Gestão
Vai aparecer a campanha que foi autorizado a divulgar, neste caso a “Kuanto Kusta”. Do seu lado direito, encontra “Colocação”. Clique aí. Vai encontrar no menu superior, os separadores:
Descrição
Textos
Flash
A “Descrição”, como o nome indica, apresenta uma breve descrição da campanha, quanto vão pagar, como vão pagar, o que está autorizado a fazer ou não (incentivo ao clique, incentivo ao formulário, compra de keywords, etc). Clique em “Flash”. Vai encontrar neste separador todos os elementos visuais (banners) da campanha.
Flash / Banners
Veja qual o banner que mais se adequa ao espaço publicitário no seu blog.Depois de verificar qual o banner que quer usar, do seu lado direito, vai encontrar “Recuperar tags para esta banner”. Clique aí.
Código do anúncio
Vai abrir uma janela, com o código do banner que seleccionou. Para copiar o código do anuncio e colar no seu blog, faça o seguinte:
Vai encontrar as seguintes opções:
Nome do blog
Se ainda só submeteu um blog, só vai aparecer o nome desse blog.
Não segura (http) ou Segura (https)
Aqui pode escolher qual o tipo de página onde vai colocar o banner. Normalmente a mais usada é “não segura“, que é a opção que vem escolhida por defeito.
Tipo de colocação (Simples, Pop-Up, Pop-Under)
Como é que se vai apresentar o banner aos seus leitores, se em formato “simples”, “pop-up” ou “pop-under”. A mais usada é a “simples”.
Código
Copiar e Colar o código
A seguir ao tipo de colocação, vai aparecer o código do banner. Copie o código e cole o mesmo no seu blog. No Blogger, vai a “adicionar elementos de página“. Escolha “Adicionar Java-Script ou HTML“. Cole o código no elemento de página. Guarde e já está.
Quantidade de anúncios
Pode colocar quantos anuncios quiser. Não existe um limite do número de anúncios que pode ter no seu blog. Esse número (quantidade) fica ao seu critério. Use o bom senso. Não coloque muitos anuncios, pois vai dar a impressão que criou o seu blog só para ganhar dinheiro com os cliques e registos que os seus leitores possam dar.
Use os anúncios que têm a ver com o tema central do blog. Alterne com outros e veja quais rendem mais. Nem sempre os que pagam bem são os que dão mais lucro.
Quantidade de Blogs
Pode adicionar quantos blogs quiser. Não existe limite para a quantidade de blogues que pode ter associados à sua con net affiliation ou da rede de afiliados. Num post futuro, vou explicar como acrescentar mais blogs à plataforma e como automatizar o pagamento. Não perca …
Subscreva a Newsletter do Fazer Blogs
Subscreva a nossa newsletter (em cima, do lado direito do blog) para receber todas as novidades directamente na sua caixa do correio. Em seguida, vai receber um email de confirmação com um link onde deve clicar para validar a sua subscrição. Clique nesse link e a partir daí receberá todos os posts directamente na sua caixa de correio electrónico. Aprenda como colocar os anuncios netaffiliation no seu blog e como ganhar dinheiro com esses anúncios.

Colocar anuncios no blogger

Como colocar anuncios no blogger blogspot? Este post ensina a colocar o codigo dos anuncios netaffiliation no blogger. Caso já tenha criado o seu blogue blogspot e tenha sido aceite na plataforma de afiliados netaffiliation (após registo e envio de email de confirmação), já pode inserir os anuncios publicitários das campanhas netaffiliation no seu blog blogspot.
Copiar Código Anúncios Netaffiliation
Veja o post anterior, onde explico onde pode encontrar e como colocar os anuncios netaffiliation (escolher a campanha, ver os banners e links, ver o código html/javascript).
Colocar os anuncios netaffiliation
Para efeitos de tutorial, escolha um banner que tenha uma largura inferior a 160px (120×600 ou 160×600), de modo a o mesmo caber na sidebar do seu blogue blogger.
Depois de ter gerado o código, copie o cole o mesmo num ficheiro notepad, ou mantenha a janela do browser aberta, enquanto abre uma outra janela entrando na sua conta do blogger.
Colar Código no Blogger
Acesse o Painel Administrativo do blogger, com os seus dados de login. Em seguida, clique onde diz “Esquema”, para poder adicionar mais aplicações ao seu blogue.
Esquema
Aqui pode configurar/adicionar/eliminar a disposição dos widgets (aplicações) no seu blog, sejam em texto, links, imagens, contadores, videos, noticias, anuncios, etc …
Adicionar Mini-Aplicação
Vai adicionar mais uma nini-aplicação, onde deve inserir o código do anuncio publicitário (campanha netaffiliation), de modo a que o mesmo apareça na barra lateral (side-bar) do seu blog blogger.
HTML / Java Script
Vão aparecer várias aplicações. Faça um scroll até à “Adiconar HTML/Java Script”. Escolha essa. Sempre que adicionar “código” HTML ou Java Script, é esta que deve escolher. Vamos usá-la várias vezes nos tutoriais do FazerBlogs.com
Vai abrir mais uma janela do browser, onde pode colocar:
Titulo
Conteúdo
Vai deixar o titulo em branco, e em conteúdo vai colar o codigo do anuncio netaffiliation. Clique em “Guardar”, e continuando no separador “Esquema”, clique novamente em “Guardar”.
Esquema – Alterar disposição das Aplicações
Em “Esquema”, pode alterar a ordem (disposição) dos anuncios na sidebar, basta arrastar os widgets com o rato, e guardar.
Copiar / Colar Código Anuncios
Resumindo, são estes os passos para colar os anuncios no blogger:
Painel Administrativo
Esquema
Adicionar Mini-Aplicação
HTML/Java Script
Colar código em “Conteúdo”
Guardar
Guardar
Veja se o anuncio já aparece no seu blog.
Caso tenha dúvidas sobre como colocar os anuncios netaffiliation no blogger, ou anuncios de outras plataformas de afiliação (Adsense, TradeDoubler, Zanox, etc), deixem comentário. Responderei logo de seguida.
Até já.

Como pode fazer dinheiro com o seu blog?

Vendendo-o!!
Compro blogues, independentemente da sua plataforma, idade, língua, quantidade de posts, quantidade de links/backlinks, PR, etc … Resumindo, todos os blogs podem valer dinheiro. Se tem algum blog que esteja a ”ganhar pó” ou “teias de aranha”, aproveite esta oportunidade para transformar essa inutilidade em algo útil e ao mesmo tempo consiga realizar algum dinheiro.
Quanto vale cada Blog?
Além de poder ganhar dinheiro com blog colocando anuncios, mas se não souber como ganhar dinheiro com blog colocando anuncios, pode sempre ganhar dinheiro vendendo-o a outra pessoa que o queira desenvolver. O valor de cada um tem a ver com vários factores e é dado após avaliação. Para que essa avaliação seja feita, tudo o que o leitor tem de fazer é enviar o link do seu blog, que depois eu vejo o quanto ele vale. Pode enviá-lo da seguinte forma:
O que tem de fazer para vender o seu blog?
Para começar, deve subscrever o blog, preenchendo os campos em baixo, indicando o seu Nome e eMail. Depois de escrever o seu nome e email, deve aceder à sua conta de email e clicar no link de confirmação que vem no email que enviei.
Depois de subscrever o Blog, pode enviar o link do seu blog para avaliação. Eis algumas das formas que pode usar para enviar o link do seu blog.
Deixar comentário no Blog
Enviar eMail para:
Atenção que ao enviar o link do blog que quer vender, seja por email ou deixando comentário no blog, deve fazer referência ao email que usou no registo quando subscreveu o blog. Se o seu contacto não for igual ao da subscrição deste blog, a sua intenção de venda de blogs não será levada em consideração. Só quem subscreveu o blog e mencionou esse email no contacto, será considerado válido.
Já subscreveu este blog?
Caso o leitor já tenha subscrevido este blog, basta dizer qual foi o email que usou aquando do registo, para eu poder validar a sua participação. Caso tenha alguma questão que queira colocar sobre este assunto: Compro Blogs Blogger Sapo Wordpress ou de outras plataformas, deixe comentário.

Compro Sites e Blogs

Compro Sites e Blogs (Blogger, Sapo, Wordpress ou de outras plataformas). Se o leitor tem um blog, e não tem tempo para o desenvolver ou para se dedicar a ele, saiba que pode fazer dinheiro com o seu blog. Se por outro lado, o leitor criou um blog para ganhar dinheiro, mas apercebeu-se que não tem o tempo necessário para tornar o blog numa fonte de rendimento, ou não consegue visitas suficientes para gerar algum rendimento, saiba que pode fazer dinheiro com esse blog.
Compro Sites / Blogs

Dinheiro

Ganhar Dinheiro com Blogs está ao alcance de todos. Muitos blogger`s ganham milhares de euros por mês com o(s) seu(s) blog(s), através dos cliques e registos que os leitores dão nos anúncios publicitários. Se eles ganham, você também pode ganhar!! O melhor de tudo é a inscrição nesses programas ser gratuita. Como ganhar dinheiro com os anuncios publicitários no blogue?
Adsense / Netaffiliation / Zanox
Existem muitos programas (plataformas de afiliados) que pode usar no seu Blogue para ganhar dinheiro. Vou referir alguns deles aqui no “fazer blogs“. Quais os que dão mais dinheiro a ganhar, os que são mais seguros e que são mais certos a pagar. Destaco os programas: Adsense, Netaffiliation, Zanox e TradeDoubler. Estes quatro programas são os parceiros que necessita usar no seu blog, para conseguir facturar centenas ou milhares de euros/dólares por mês.
Adsense
O Adsense do google, é o programa mais usado por todos os blogueiros. O Adsense, paga milhões de dólares mensalmente a todos os afiliados inscritos no programa. O seu registo é gratuito e a plataforma é das mais fáceis de usar. É fornecido um código (Java Script) para cada anúncio publicitário. Depois, basta colocar esse código no seu blogue. Assim que atingir os 100$, o programa emite o cheque (caso queira receber por cheque) ou efectua a transferência bancária (caso escolha o pagamento por transferência).
No fim de cada mês (dia 30), o Google faz o pagamento. Já uso este programa à alguns anos e posso garantir que nunca atrasaram ou falharam com o pagamento. Basta atingir os 100$ que o pagamento será efectuado. Ganhe dinheiro com o Adsense. Inscreva-se gratuitamente. Crie o seu blogue e depois inscreva-se no programa com os dados de login que usou quando criou a sua conta Gmail. São os mesmos que também usou quando criou o seu blog blogger.
Siga os posts do “fazer blogs“. Vai encontrar vários tutoriais onde poderá aprender como ganhar dinheiro com Adsense, como inscrever-se, como criar os anuncios e como colocar o código do(s) anuncio(s) no(s) seu(s) blog(s). Pode criar quantos blogues quiser e usar a mesma conta de Adsense em todos eles.
Netaffiliation
Este é o segundo programa mais usado em Portugal (e no estrangeiro) por todos os webmasters/bloggers que pretendem rentabilizar o blogue. A inscrição na NetAffiliation também é gratuita e pode usar a mesma conta da netafiliation em todos os seus blogues. O processo é muito semelhante ao Adsense. É fornecido um código para cada anúncio. Basta colocar esse código no seu blogue e ganhar dinheiro com a Net Affiliation.
Tem algumas vantagens em relação ao Adsense: Permite colocar um número ilimitado de anúncios, tem pagamentos por clique, registo e comissão sobre as vendas.
Dúvidas
No caso de ter alguma questão ou dúvida que queira ver esclarecida, deixe comentário, envie eMail ou deixe uma mensagem na nossa página de “contacto : Fazer Blogs“. Responderei logo de seguida. Ganhe dinheiro com o seu blogue! Faça como muitos webmasters/bloggers. Consiga a sua independência financeira. Se eu consegui, você também consegue. Ganhar dinheiro na internet está ao alcance de todos. O investimento é ZERO.

Como Ganhar Dinheiro com Blog

Como Ganhar Dinheiro com Blog
6,November,2008 por Admin Arquivado em: Ganhar Dinheiro, Sucesso
Comenta o post
Como ganhar dinheiro com blog? Ganhar Dinheiro com um Blog está ao alcance de todos. Para “montar” o seu negócio online, apenas necessita de ter um computador com ligação à internet e um pouco de vontade. Para conseguir a sua independência financeira a custo zero, siga os 4 passos que indico em baixo e ganhe dinheiro com blogs!
4 Passos para ganhar dinheiro com um blog
Primeiro, registe uma conta de e-Mail Gmail (conta Google). Em seguida, cria um blog blogger (grátis), depois regista-se gratuitamente nos parceiros afiliados, e por último coloca os anúncios da plataforma de afiliados no seu Blog. Também pode usar o Sapo Blogs para criar um blog. Pode usar ambas as plataformas de blogar (Sapo e Blogger) para ganhar muito dinheiro com blog`s. Não necessita de ter grandes conhecimentos de programação web. Aliás, mesmo que não tenha experiência com blogs, consegue fazê-lo. Basta seguir os posts do “Fazer Blogs” e em pouco empo está a ganhar dinheiro online.
Quando as pessoas visitarem o seu blog, ao clicarem nos anúncios e registarem-se nos sites das empresas anunciantes, você ganha dinheiro com isso. Alguns afiliados, pagam valores que podem ir até aos 100€ por cada registo. Basta fazer alguns registos por mês para conseguir um bom “ordenado”.
O que tem que fazer?
Para conseguir a sua independência financeira e tornar-se num(a) empresário(a) de sucesso, basta seguir estes 4 passos:
Passo Nº1 : Registe-se no Gmail
Registe-se no Gmail para criar uma conta de correio electronico gratuita.
Para registar no Gmail, clique aqui.
Caso já tenha uma conta de e-Mail Gmail, siga para o passo seguinte.
Passo Nº 2 : Crie o seu Blog no Blogger
Crie um blog no blogger ou no Sapo Blogs. Se vai usar os blogues gratuitos do Sapo, deve criar uma conta de email Sapo (mail.sapo.pt) antes de fazer o blog no Sapo (oseublog.blogs.sapo.pt).
Clique aqui para criar o seu blog no Blogger.
Clique aqui para criar um blog no Sapo.
Caso já tenha um blogue “blogspot.com”, ou um blogue “Sapo Blogs”, siga para o passo seguinte.
Passo Nº 3 : Adira gratuitamente aos Parceiros Afiliados.
Existem vários afiliados no mercado para aderir. Basta fazer uma busca na internet e vai encontrar vários, onde o registo é gratuito, logo, todo o dinheiro que ganhar é lucro. Não vão cobrar nenhuma taxa nem comissão mais tarde. O uso do programa de afiliados será sempre gratuito.
Adira aos parceiros afiliados existentes.
Varie as suas fontes de rendimento. Evite estar dependente apenas de um afiliado.
Passo Nº 4 : Coloque os anúncios publicitários no seu blog.
A colocação de anuncios da plataforma de afiliados no seu blog é um processo muito simples e fácil de executar. Não necessita de ter grandes conhecimentos de programação web ou webdesign.
Existem várias plataformas de afiliados, às quais pode aderir gratuitamente. Pode usar todas em conjunto. Se já tiver Adsense e quiser adicionar mais afiliados, certifique-se de que o pode fazer. Existem alguns que pode, como a Zanox, a Intermotive e a Netaffil.
Depois de ser aceite em todas elas, já pode adicionar o codigo dos anuncios. Para o fazer, apenas tem de copiar o código (HTML Java Script) e colar no blog, numa das aplicações do blogger ou num dos componentes do Sapo.
Ganhe Dinheiro com Blogs
Ganhe dinheiro com um blog ao adicionar os anuncios dos parceiros afiliados. Se os outros blogueiros conseguem ganhar milhares de euros por mês, você também consegue!! Crie o seu weblog, afilie-se naqueles que em que pode, e ganhe dinheiro online. Ganhar dinheiro com os blog`s está ao alcance de qualquer pessoa. Só tem de ter um PC com ligação à net, algum tempo disponível e acima de tudo, vontade de lutar para conseguir auferir um bom rendimento mensal.
Vamos criar uma página “Testemunhos”, onde vai encontrar alguns relatos de pessoas que começaram uma actividade online a partir de suas casas, através dos blogs gratuitos, e hoje em dia são empresários de sucesso, ganhando centenas ou milhares de euros por mês com os blogues. Algumas, iniciaram esta actividade em Part-Time, mas quando começaram a ganhar dinheiro com o blogue, largaram o seu emprego e dedicaram-se a 100% a esta actividade altamente lucrativa.
Uns ganham dinheiro através dos cliques e registos nos anuncios publicitários, outros ganham através dos serviços prestados a pessoas que os contactam pelo blog. Os blogs são ferramentas poderosas na promoção e divulgação de serviços e/ou produtos, quer por particulares quer por empresas. Até as grandes empresas começam a reparar no potencial dos blogues, gratuitos ou não. A Blogosfera (webmasters, bloggers, probloggers, leitores, subscritores, comentadores, visitantes, paraquedistas, editores, autores, co-autores, colaboradores, etc …), cresce de dia para dia, e os BLOGS definitivamente, vieram para ficar.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Siga os 4 passos para o sucesso!!

TwtAd - uma forma de rentabilizar o twitter a sério?

Recentemente li no blog do Ganhar-Online e no fórum do Mais-Tráfego, um serviço novo que se dá pelo nome de TwtAd, que na verdade significa Twitter Advertising, ou seja, publicidade para contas no Twitter.Basicamente o TwtAd funciona um pouco como um PTC, embora não seja necessário fazer cliques ou estar à espera vários segundos para lançar um novo anúncio e com isso ganhar dinheiro.O TwtAd é na sua essência um sistema muito bem pensado, que oferece aos seus utilizadores uma forma de rentabilizarem as suas contas do Twitter com anúncios que infelizmente estão somente em Inglês.
O FUNCIONAMENTO O processo de registo na TwtAd é básico. Depois de registar a sua conta, poderá começar a adicionar contas do Twitter que você tenha. Se tiver mais do que uma conta no Twitter, poderá juntá-las a todas no TwtAd, e rentabilizar tudo a partir de uma única conta do TwtAd.Este processo é bastante interessante para quem tem múltiplos projectos e múltiplas contas no Twitter. Geralmente, tanto os blogueiros como os Webmasters acabam por ter contas no Twitter direccionadas somente para o projecto em questão.
Depois de adicionar a sua conta do Twitter, irá aparecer o nome da sua conta e o número de pessoas que o estão a seguir. Tal como em qualquer website ou blog, quanto maior for o número de seguidores, maior será a probabilidade de você conseguir facturar a sério com o TwtAd.
GANHAR DINHEIRO COM ANÚNCIOS
A plataforma do TwtAd funciona de uma forma muito simples. Depois de aceder ao menu “Post Ads”, terá direito a uma listagem de anúncios e o seu preço por clique. Basicamente o sistema funciona como um qualquer anúncio de texto Google. Você coloca esse anúncio num post do seu Twitter, e sempre que alguém clicar no anunciante, você recebe o valor por clique estipulado pelo anunciante.O valor do anúncios varia entre os 0,01$ e os 0,10$. Poderão existir anúncios um pouco mais bem pagos, embora tudo dependa da plataforma da TwtAd e do anunciante em questão.
Imaginando uma conta com 1000 seguidores, onde cerca de 10% clicam num anúncio de 0,05$, estariamos a falar de 100 x 0,05$, que dá um valor de 5$. Numa escala macro, os rendimentos com o TwtAd podem ser bastante interessantes, embora não seja aconselhável estar constantemente a colocar anúncios sob pena de os seguidores não acharem “piada à brincadeira”, e rapidamente você começar a perder público alvo.
O valor mínimo de levantamento é de 20$, sendo que é processado via Paypal num máximo de 48 horas. Já existem vários webmasters a ganhar dinheiro com o TwtAd, sendo que parte deles já recebeu o pagamento mínimo através do TwtAd, o que significa que a plataforma é credível e também uma oportunidade para rentabilizar eficientemente a sua conta do Twitter.
O PROGRAMA DE AFILIADOS
O TwtAd, tal como outro qualquer programa de rentabilização para webmasters e blogueiros, oferece um programa de afiliação que paga cerca de 20% dos rendimentos dos referidos para o resto da vida. Isto significa que se você tiver cerca de 100 referidos, que lançam um anúncio de 0,05$ para um audiência de 1000 seguidores cada um, dos quais 10% clicam, você irá receber cerca de 100$ de comissão só pela referenciação desses membros.A longo prazo, poderá ser um sistema extremamente rentável, tendo em conta o crescimento que o Twitter está a ter neste momento, e a utilidade que lhe vai sendo dada.

AS REGRAS E AS EXCLUSÕES
Como em todos os programas de rentabilização, o TwtAd tem regras, a partir das quais os webmasters e blogueiros poderão ser expulsos da plataforma e/ou ver os seus rendimentos removidos das suas contas. Para quem pensa que este é mais um sistema de rentabilização passível de ser utilizado para ganhar fortunas, desenga-se. Algumas regras importantes de ter em mente:
Nunca clique nos anúncios que coloca online;
Não modifique qualquer um dos anúncios que tem à sua disposição;
Nunca traduza os anúncios para Português ou para outra língua;
Tenha cuidado ao promover anúncios por mensagens privadas. Poderá ser expulso do Twitter;
Cliques feitos nos anúncios fora da sua conta Twitter serão removidos dos seus ganhos;
Não poderá colocar os anúncios em mais lado nenhum além do seu Twitter;
SIGA-ME NO TWITTER!
Já me inscrevi há alguns dias no TwtAd mas ainda não comecei sequer a publicar anúncios. Quando o fizer irei desenhar uma estratégia de forma a não tornar a publicação de anúncios uma constante e um aborrecimento para todos os profissionais que me seguem e que procuram na verdade ler mais do que um anúncio de texto. É isso que lhe recomendo também.Com calma, paciência e precaução, poderemos estar perante um sistema extremamente rentável para webmasters.
E já agora, siga-me no Twitter!

Regras para melhorar os rendimentos Adwords!

Antes de me alongar com a minha ideia, é necessário introduzir um pouco relativamente ao Adwords. Hoje em dia são cada vez mais as pessoas e empresas que aderem aos serviços do Google Adwords para publicitar campanhas. No entanto, muitos deles apresentam taxas de sucesso muito baixas e elevadas taxas de rejeição. Então porquê?Você sabia que a grande maioria dos anunciantes do Adwords apresentam taxas de rejeição superiores a 80%? Incrível, eu sei…
Então que tipo de estratégia é necessário empreender para alterar esses resultados?
Um dos grandes problemas do Adwords, é a forma como o cliente é atraido. Não é bem um problema, mas uma situação que poderá ser paradoxal.Se você preparar uma campanha de Adwords, aliciando os leitores a ver e a consumir a sua publicidade, você estará a fazê-los acreditar que tem a resposta para aquilo que oferece.Uma das regras básicas, é que quando o seu cliente clicar no seu anúncio, seja direccionado para uma landing page (página de aterragem), que inclui o tal conteúdo que o irá atrair e fazê-lo permanecer no seu website. Se um dos visitantes do Google clicar na sua publicidade e for confrontado com informação potencialmente favorável em relação ao que procura, ele irá inadvertidamente navegar e procurar mais dentro da sua página.
Se um cliente clicar na sua publicidade, e for direccionado para uma página que não inclui aquilo que ele procura, o que será que ele vai fazer?Isso mesmo, vai fechar a página ou procurar novamente no Google por outra resposta.
Alguma matemática interessante
Se imaginarmos que você tem uma campanha de Adwords, e que um cliente seu procurando por um dado assunto encontra o seu website e clica, você vai pagar ao Google esse clique.Então e o que será que acontece se ele cliente que clicou, ficar na sua página apenas 10 segundos e for embora?
- Um consumidor fez um clique no seu anúncio- Você pagou provavelmente 0,14 cêntimos de dólar por ele.- O seu consumidor ficou 10 segundos no site e foi embora.- Já penso quanto custa uma hora de atenção?(0,14/10) * 60 * 60 = [50,40 dólares]
Se você está a pagar 50 dólares por hora, porque não aproveitar para “agarrar” o seu leitor durante 60 minutos? Já pensou no dinheiro que perde com todos os clientes que clicam e se vão embora?
O Google Analytics permite analisar com consciência todos estes dados. De onde vieram os seus consumidores, quanto tempo permaneceram no site, quantas páginas viram, qual é a taxa de rejeição, etc.É necessário analisar e saber o que os seus consumidores procuram. Tente desenhar o seu anúncio, e depois colocar-se do outro lado e imaginar o que gostaria de ver depois de clicar naquele anúncio.
Este post inicial tem o intuito de fazer reflectir. É necessário reflectir no investimento e no retorno que estamos a ter.E você que taxa de rejeição tem? Muito alta?

Como diminuir o valor por clique nas suas campanhas Adwords em 90%

Existem certamente vários problemas e questões a quem se inicia com campanhas Google Adwords.Embora seja uma excelente ferramenta para dar a conhecer o seu website ou blog, o Adwords inclui alguns processos que provavelmente assustam muitos utilizadores.Algumas das perguntas mais frequentes, incluem o porquê de as suas palavras-chave aparecerem como “inactivas”, ou qual a razão de subir o preço por clique das suas campanhas?
Geralmente, o preço que você estabelece por clique para a sua campanha Adwords, nunca é o preço que você paga. Na realidade você irá pagar menos. Porquê?
Para tentarmos compreender a lógica do sistema, o Google cobra a você, apenas um cêntimo a mais do que a campanha que está logo abaixo da sua, e não propriamente o valor que você estaria disposto a pagar por clique.Embora esta técnica seja uma vantagem para quem anuncia, existem ainda outros segredos por detrás das campanhas Adwords. Sendo que há uma formula para conseguir pagar cada vez menos pelos seus anúncios, ainda que hajam muitos outros bloggers ou webmasters a publicitar também!
O mais importante nas campanhas de Adwords, é o CTR, que significa Click Trough Rate, ou seja, a taxa de conversão por clique.Suponha que o seu anúncio é exibido 100 vezes, e que só é clicado uma vez. O seu CTR para este caso, será de 1%, ou seja, a percentagem de utilizadores que clicou na campanha é apenas 1% do valor total das exibições da campanha. Simples?
Imagine que eu tenho um CTR de 1% e que estou disposto a pagar 1€ por clique na segunda posição.Se você estiver concorrendo comigo e tiver um CTR de 2%, você irá pagar apenas 0,51€ por clique, e eu serei relegado para a 3ª posição.
Isto significa que ao ter um CTR de 2%, você é duplamente mais influente do que eu, e como tal, irá pagar metade do valor da campanha.No entanto, seu eu quiser ficar por cima, terei de estar disposto a pagar 1 cêntimo a mais do dobro do seu valor por clique, ou seja, 1,01€ por clique.
Com isto, é fácil compreender que quanto maior for o seu CTR, mais baratos se vão tornar os seus anúncios. O valor por clique decresce paralelamente ao crescimento do CTR.
Análise de um anúncio de campanha.
Imagine que tem um anúncio de campanha Adwords para promover, e que esse anúncio está a ter um CTR muito baixo, ou seja, está a ter pouca conversão em cliques.Imagine agora o seguinte cenário entre dois anúncios de campanha com CTR’s completamente distintos:
Quer Ficar Rico?O guia para ficar rico hoje!É fácil, simples e gratuito de executar!www.fique-rico.com5 cliques - CTR de 0,36%
Quer Ficar Rico?É fácil, simples e gratuito de executar!O guia para ficar rico hoje!www.fique-rico.com39 cliques - CTR de 7,20%
A única alteração presente entre ambos os anúncios, foi a simples troca da linha superior para baixo, o que se revelou surpreendentemente positivo, disparando o CTR de 0,36% para 7,20%.Esta simples estratégia, foi resultado de testes, que sempre aconselho a quem faz publicidade em campanhas Adwords, e também a quem rentabiliza sites através de Adsense.Esta troca nas frases, resultou num aumento de cliques em cerca de 20 vezes mais, o que significa que há também a possibilidade de diminuir o custo por clique em 20 vezes, e manter o mesmo número de cliques.
É esta a formula que o Google utiliza para posicionar os seus anúncios mais altos à medida que o CTR aumenta, no entanto, esta mesmo fórmula não é utilizada em todos os sistemas Pay-per-Click do mercado.
As campanhas no Yahoo Search Marketing (YSM)
Se não conhece o Yahoo Search Marketing, sugiro que visite o endereço http://searchmarketing.yahoo.com/pt_BR/.No YSM a gestão de campanhas é bastante diferente do Google Adwords. Aqui, quem paga mais é quem ganha! Embora seja uma forma discutível de abordar a temática, o Yahoo acaba por recompensar quem tem mais dinheiro, ao invés de recompensar quem é mais inteligente na gestão das campanhas.
No Google é exactamente o oposto. Quem conseguir gerir e optimizar as suas campanhas, irá obter mais sucesso, ainda que não tenha muito dinheiro. É o preço a pagar pela inteligência?
O problema das palavras-chave inactivas!
Muitos publicitários como você, recebem por vezes no seu painel de administração do Google Adwords, um alerta de que determinadas palavras-chave que escolheu para a sua campanha estão inactivas.Isso de forma simplificada, significa que você tem de aumentar o custo por clique que está disposto a pagar para a sua campanha aparecer nessa keyword.O google simplesmente diz-lhe que você tem que pagar mais por aquela palavra. Porquê? A razão mais importante pela qual o Google desactiva as suas palavras tem novamente a ver com a tal Relevância e Pertinência: a mensagem no anúncio não combina com o que a pessoa quer quando escreve aquela palavra ou expressão.
Como resolver esse pequeno problema?
Procure escolher palavras-chave mais sectorizadas e ainda mais especificas para o tipo de anúncio que está a apresentar.Depois, analise o CTR de cada palavra-chave, e trabalhe somente aquelas que lhe garantem um retorno mais elevado.Ao combinar estes dois factores, você está a trabalhar para procurar ter um lugar de maior destaque nas suas campanhas, juntamente com a utilização de keywords que convertem bem. Se trabalhar somente com keywords que convertem bem, o seu CTR irá aumentar, e o seu custo por clique irá cair a pique. Simples, hein?

Google Adwords vai receber um novo interface de utilização - HOT!

Para quem considerava o painel de gestão de campanhas do Google Adwords uma verdadeira tormenta (eu concordo), eis que chegaram as boas notícias. O blog do Google Inside Adwords escreveu no passado dia 20 que estava a testar o novo interface de utilização do Google Adwords, com alguns clientes particulares e ainda em fase de beta testes.
Este novo interface tem claramente o intuito de tornar mais fácil a criação e gestão de campanhas publicitárias em Google Adwords, e as boas notícias é que o sistema mecânico não será alterado 1 cêntimetro, ou seja, muda apenas o interface de utilização da plataforma Adwords, mas tudo o resto permanece idêntico, incluindo as funcionalidades. Deixo-lhe de seguida alguns screenshots do que poderá esperar deste Adwords 2.0:

Google oferece vales de 50€ e R$80 para novos clientes Adwords

Já queria ter feito este artigo na semana passada, mas por força das vicissitudes da vida, não me foi possível. A Google anunciou durante a semana passada que está a oferecer vales de 50€ e também de R$80 para novos clientes Google Adwords.A plataforma Google Adwords é ideal para todos os blogueiros e webmasters que procurem criar campanhas de rentabilização de programas de afiliados, promoção e marketing dos seus próprios websites/blogs, entre muitas outras funcionalidades que seguramente o poderão ajudar a maximizar o potencial da sua página.
Se por ventura chegou recentemente ao blog, considere ler alguns dos artigos sobre Google Adwords, que já foram publicados aqui neste espaço, e que são seguramente uma fonte de ajuda:
Uma das vantagens desta nova promoção da Google, além do crédito do montante referido, é a possibilidade de o utilizador ser auxiliado pela equipa de gestão da Google. Depois de efectuar a sua inscrição na plataforma, um assistente da Google irá telefonar-lhe e ajudá-lo a configurar as suas campanhas e ensiná-lo a trabalhar de forma prática e rentável, com esta plataforma.
No entanto e como referi logo no título do artigo, estes vales de crédito são apenas para novos utilizadores da plataforma Google Adsense, sendo que a própria Google coloca os seguintes critérios à aprovação do vale de crédito:
Ter uma conta Google AdSense;
Não ter uma conta do AdWords (a equipa Google irá ligar e criar a conta com você);
Ser proprietário do site que irá ser anunciado no Google.

Como escolher as melhores palavras-chave para os seus blogs em apenas 6 minutos?

Nos dias de hoje e com a concorrência cada vez mais acrescida, torna-se essencial saber utilizar o marketing em prol do crescimento e destaque do seu blog. A optimização para motores de busca é umas das formas eficientes de conseguir melhorar o posicionamento do seu blog e da sua marca, através de pesquisas e métodos orgânicos, sem que exija um investimento directo ao nível de capital.
Quando se inicia um novo projecto, e/ou se pretende melhorar o posicionamento de um projecto já existente, é necessário partir para um estudo profundo ao nível das palavras-chave. São estes os termos que poderão marcar a diferença entre um blog que recebe 5000 visitas por dia e um que recebe 50,000. Vamos analisar como escolher as palavras-chave correctas através de um método que não lhe retira mais do que 6 minutos do seu dia-a-dia.
PASSO Nº1 - ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVEDependendo da área de acção do seu blog, comece por constituir uma listagem de palavras-chave associadas ao mercado de acção do seu blog. Utilizando o exemplo deste blog e da palavra mãe ‘Dinheiro’, poderiamos constituir uma listagem do tipo:


dinheiro
ganhar dinheiro
programas afiliação
marketing de afiliados
ganhar dinheiro na internet
anúncios de texto
economia
mercados financeiros
etc
PASSO Nº2 - UTILIZAR A FERRAMENTA DE PALAVRAS-CHAVE DO GOOGLEA Google disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de pesquisa de palavras chave intitulada Google Search Keyword Tool. Esta ferramenta permite aos webmasters e blogueiros procurarem termos específicos baseados na qualidade do tráfego, na concorrência e no CPC médio pago pelas campanhas de anunciantes de Adwords. É relativamente fácil encontrar palavras-chave com CPCs superiores a $1.
Dependendo do tipo de pesquisa por palavras-chave, a lista de resultados pode ser muito maior. No caso da palavra ‘dinheiro’ temos um resultado de 67 diferentes palavras-chave que podem posteriormente ser exportadas para Excel e utilizadas em filtragens profundas, que o ajudarão a encontrar os termos mais rentáveis a utilizar nos seus websites ou blogs.
PASSO N3º - UTILIZAR O EXCEL E OS DADOSDepois de exportar a sua lista de resultados, comece por filtrar apenas a informação que realmente interessa. Elimine todas as tabelas desnecessárias, nomeadamente as que não estão relacionadas com as palavras-chave, preço e volume de pesquisas. Tudo o resto é tecnicamente dispensável.
Depois disso, siga os seguintes passos:
Copie e cole toda a informação numa folha de Excel.
Depois disso crie uma coluna com a equação (preço do clique X volume de pesquisa mensal).
Organize a sua tabela pelo valor das palavras-chave.
Remova automaticamente toda a informação duplicada.
Elimine palavras-chave irrelevantes à mão.
PASSO Nº4 - MAPEAR PALAVRAS-CHAVE COM O CONTEÚDO DO SEU BLOGA grande vantagem do mapeamento, prende-se com a utilização as palavras-chave e dos conteúdos optimizados na sua tabela de Excel, contra os conteúdos actualmente utilizados no seu blog. Com um mapeamento desse tipo, é possível você ter noção da importância de trocar títulos, endereços e conteúdos no seu blog, optimizando para o máximo rendimento em Google Adsense, por exemplo.

Através deste método e tendo em conta os endereços onde se encontram determinadas palavras-chave, torna-se possível você compreender rapidamente quais os conteúdos com grande potêncial no seu blog, mas também aqueles que podem rapidamente ser optimizados com novas palavras-chave e termos mais rentáveis. É um exercício simples e que lhe ocupará pouco tempo.
PASSO Nº5 - VIDEOS, AJUDA E DICAS EXTRACaso tenha dúvidas em como estruturar o seu mapa de palavras-chave, deixamos em baixo alguns videos do Youtube com ensinamentos muito interessantes sobre esta área do keyword searching. Se por ventura tiver alguma dúvida, poderá deixar sempre um comentário em baixo, que teremos todo o gosto em ajudar no que for possível.



Como escolher as melhores palavras-chave para os seus blogs em apenas 6 minutos?
Escrito em: 09-04-2009Por: Paulo FaustinoInserido em: Dicas Adsense, Dicas e Truques Adwords
(14 votos, média: 3.14 de 5)
Loading ...
var staf_confirmtext = 'Email Enviado!'
#stafBlock { position: absolute !important; z-index: 100000; display: none; width: 250px; }
#stafForm { background-color: #ffffff; border: 1px solid #c6c6c6; padding: 5px; margin:0; }
#stafForm h2 { margin: 0; }

#stafForm input, #stafForm label, #stafForm h2 { font-family: 'Lucida Grande', Verdana, Arial, Sans-Serif; font-size: 1em; color: #222222; }
#stafForm input { width: 125px; height: 20px; margin-top: 5px; border: 1px solid #ccc; }
#stafForm label { float: left; display: block; width: 90px; line-height: 16px; }
#stafClose { float: right; margin-right: 5px; }

Envie o post para um Amigo! Imprima este Post
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Nos dias de hoje e com a concorrência cada vez mais acrescida, torna-se essencial saber utilizar o marketing em prol do crescimento e destaque do seu blog. A optimização para motores de busca é umas das formas eficientes de conseguir melhorar o posicionamento do seu blog e da sua marca, através de pesquisas e métodos orgânicos, sem que exija um investimento directo ao nível de capital.
Quando se inicia um novo projecto, e/ou se pretende melhorar o posicionamento de um projecto já existente, é necessário partir para um estudo profundo ao nível das palavras-chave. São estes os termos que poderão marcar a diferença entre um blog que recebe 5000 visitas por dia e um que recebe 50,000. Vamos analisar como escolher as palavras-chave correctas através de um método que não lhe retira mais do que 6 minutos do seu dia-a-dia.
PASSO Nº1 - ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVEDependendo da área de acção do seu blog, comece por constituir uma listagem de palavras-chave associadas ao mercado de acção do seu blog. Utilizando o exemplo deste blog e da palavra mãe ‘Dinheiro’, poderiamos constituir uma listagem do tipo:
dinheiro
ganhar dinheiro
programas afiliação
marketing de afiliados
ganhar dinheiro na internet
anúncios de texto
economia
mercados financeiros
etc
PASSO Nº2 - UTILIZAR A FERRAMENTA DE PALAVRAS-CHAVE DO GOOGLEA Google disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de pesquisa de palavras chave intitulada Google Search Keyword Tool. Esta ferramenta permite aos webmasters e blogueiros procurarem termos específicos baseados na qualidade do tráfego, na concorrência e no CPC médio pago pelas campanhas de anunciantes de Adwords. É relativamente fácil encontrar palavras-chave com CPCs superiores a $1.
Dependendo do tipo de pesquisa por palavras-chave, a lista de resultados pode ser muito maior. No caso da palavra ‘dinheiro’ temos um resultado de 67 diferentes palavras-chave que podem posteriormente ser exportadas para Excel e utilizadas em filtragens profundas, que o ajudarão a encontrar os termos mais rentáveis a utilizar nos seus websites ou blogs.
PASSO N3º - UTILIZAR O EXCEL E OS DADOSDepois de exportar a sua lista de resultados, comece por filtrar apenas a informação que realmente interessa. Elimine todas as tabelas desnecessárias, nomeadamente as que não estão relacionadas com as palavras-chave, preço e volume de pesquisas. Tudo o resto é tecnicamente dispensável.
Depois disso, siga os seguintes passos:
Copie e cole toda a informação numa folha de Excel.
Depois disso crie uma coluna com a equação (preço do clique X volume de pesquisa mensal).
Organize a sua tabela pelo valor das palavras-chave.
Remova automaticamente toda a informação duplicada.
Elimine palavras-chave irrelevantes à mão.
PASSO Nº4 - MAPEAR PALAVRAS-CHAVE COM O CONTEÚDO DO SEU BLOGA grande vantagem do mapeamento, prende-se com a utilização as palavras-chave e dos conteúdos optimizados na sua tabela de Excel, contra os conteúdos actualmente utilizados no seu blog. Com um mapeamento desse tipo, é possível você ter noção da importância de trocar títulos, endereços e conteúdos no seu blog, optimizando para o máximo rendimento em Google Adsense, por exemplo.
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Através deste método e tendo em conta os endereços onde se encontram determinadas palavras-chave, torna-se possível você compreender rapidamente quais os conteúdos com grande potêncial no seu blog, mas também aqueles que podem rapidamente ser optimizados com novas palavras-chave e termos mais rentáveis. É um exercício simples e que lhe ocupará pouco tempo.
PASSO Nº5 - VIDEOS, AJUDA E DICAS EXTRACaso tenha dúvidas em como estruturar o seu mapa de palavras-chave, deixamos em baixo alguns videos do Youtube com ensinamentos muito interessantes sobre esta área do keyword searching. Se por ventura tiver alguma dúvida, poderá deixar sempre um comentário em baixo, que teremos todo o gosto em ajudar no que for possível.
Entretanto, se estiver interessado em melhorar o mapa de keywording do seu blog, deixamos mais algumas dicas extra que poderá colocar em andamento:
Utilize o seu Google Analytics para procurar os termos mais procurados pelos seus visitantes.
Acompanhe blogs, websites e forums na sua área, e mantenha-se atento às novidades. Os temas novos geralmente são oportunidades de negócio.
Utilize ferramentas de sugestão de palavras-chave como o Quintura, por exemplo.
Analise o seu blog juntamente com a sua concorrência no SEM Rush.
Procure mais palavras-chave competitivas no Microsoft Ad Intelligence.
Se utilizar o AdWords, faça login no Google Search Keyword e ele dar-lhe-á uma lista compreensiva com mais palavras-chave e termos, que o sistema considera interessante de você utilizar nas suas campanhas Adwords.

Petição contra a política de pagamentos do Google Adsense

Faz algum tempo que estava para iniciar esta petição online, e hoje chegou mesmo a altura de o fazer. Debrucei-me algum tempo durante a madrugada passada, para construir um documento que pretendo vir a actualizar constantemente, com mais dados e informação que considere crucial.Hoje é um dia importante para todos os Webmasters e Bloggers Portugueses e Europeus, porque passa a existir uma forma de se expressar o descontentamento com a actual conjuntura económica, que favorece nada mais, nada menos, que a própria Google.
Se dúvidas havia, quando a actual plataforma Google Adwords foi actualizada para Euros, todas essas dúvidas rapidamente se dissiparam.A única vantagem que havia para os europeus, era anunciar no Google Adwords em Dólares, e essa vantagem desapareceu.Como se isso não bastasse, a actual plataforma Google Adsense nunca foi actualizada para qualquer outra moeda além do Dólar Norte-Americano, pelo que para os europeus se torna uma enorme desvantagem na hora de receber os pagamentos. A taxa de câmbio actual, é de 1.00 USD = 0.634138 EUR, o que significa que a cada dólar ganho, um Europeu perde em média 37 cêntimos, numa escala de 1.00USD = 1.00EUR.É preciso combater esta atrocidade, para que seja possível retirar os dividendos do actual crescimento europeu e da moeda Euro.
O Manifesto contra a política de pagamentos do Google Adsense já se encontra online e à espera de recolher muitos milhares de assinaturas, para que a uma só voz, seja possível marcar a diferença. Fica então o texto redigido:

MANIFESTO EM DEFESA DOS WEBMASTERS EUROPEUS
(Ao abrigo do disposto nos Artigos n.ºs 52.º da Constituição da República Portuguesa, 247.º a 249.º do Regimento da Assembleia da República, 1.º nº. 1, 2.º n.º 1, 4.º, 5.º 6.º e seguintes, da Lei que regula o exercício do Direito de Petição)
Ex.mo Administrador do Google Adsense,
Serve a presente petição online, para exercer o direito de expressão e repúdio quanto à actual Política de Pagamentos da Google Inc., nomeadamente no sistema de publicidade contextual online, Google Adsense.Como é do conhecimento geral, a moeda Euro, é utilizada actualmente por 15 dos Estados-Membros da União Europeia, nomeadamente os países: Bélgica, Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Itália, Chipre, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Áustria, Portugal, Eslovénia e Finlândia. Como é do conhecimento geral também, a moeda Euro é indubitavelmente mais forte que o Dólar Norte-Americano neste momento, e tal facto parece não vir a alterar-se tão rapidamente, como indicam os Analistas Cambiais e os Mercados Financeiros Europeus e Norte-Americanos (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=952582&main_id=). A divisa europeia continua a escalar terreno, e com isso, todos os webmasters e anunciantes europeus, perdem dinheiro.Em média, um webmaster poderá perder entre 80 e 800€ Euros por mês com a diferença cambial existente, enquanto que os grandes grupos poderão perder entre 10,000 e 20,000€ Euros mensais.A actual conjuntura económica europeia, aponta para um crescimento acentuado da divisa, ao mesmo tempo que mais estados membros aderem à moeda única, fazendo com que anunciar no Google Adsense na Europa, seja uma enorme desvantagem, do ponto de vista cambial.A agravar esta situação, estão inúmeros casos e debates de utilizadores em diversas outras plataformas de discussão, reclamando que a actual Política de Pagamentos e câmbios do Google é anti-Europa:
> http://www.webmasterworld.com/…> http://www.otherworldvision.co…> http://www.petitiononline.com/…> http://wewantadsenseineuros.wo…> http://www.memwg.com/google-sh…> http://www.bloggingpro.com/arc…
A culminar todo este processo, está o facto de o Google ter aceite e obrigado a quem publicita campanhas Google Adwords, a pagar em Euros.Tendo em conta a actual conjuntura financeira, seria possível anunciar por um preço mais baixo, pagando em Dólares, o que não acontece!Em adição, poderia aproveitar-se essa mesma vantagem quando se anuncia com Google Adsense, recebendo em Euros, o que também não acontece!Os anunciantes, webmasters e bloggers que assinam de seguida, recusam-se a enredar em jogos de interesses, que se revelam muito pouco proveitosos a quem anuncia com a Google Inc.. É imperativo alterar esta situação, para que o crescimento da moeda europeia seja também o crescimento de quem trabalha e produz na internet. Apelemos à lógica da globalização, ética e justiça profissional, para que seja possível alterar a actual situação. O(s) Signatário(s),Paulo Filipe FaustinoAna Caseiro Silva

Como fazer dinheiro a promover o Firefox de forma eficiente

Tenho vindo a reparar que o programa de afiliação do Firefox é extremamente mal explorado por muitos bloggers e webmasters em todo o mundo. Para ser sincero, também não conheço os dados ao nível de visitantes desses mesmos blogs, e consequentemente também não conheço até que ponto esses blogs podem apresentar rendimentos interessantes.
No entanto e depois de alguma análise, cheguei à conclusão que é perfeitamente possível ganhar algumas centenas ou mesmo milhares de dólares com comissões de referenciamento do Firefox.Como provavelmente muitos sabem, o sistema de referenciação integrado no Google Adsense, paga cerca de 1$ dólar por cada utilizador que recomendarmos a descarregar o Firefox, o que na realidade me parece um valor muito muito simpático.
Indicar aos seus utilizadores acerca do Firefox é capaz de ser provavelmente muito fácil, com a inclusão dos banners ou botões que o Google fornece.Para quem não conhece o sistema de referenciação do Google, visite a sua página do Adsense, clique no separador Adsense Setup, de seguida clique em Get Ads, e das três opções disponíveis, escolha a última que diz Referrals.Ai dentro basta escolher a língua para Português e os países onde pretende colocar a sua campanha a rodar, que neste caso podem ser Portugal e Brasil.

É importante também analisar o potencial do seu blog ou website, para usufruir de uma campanha deste tipo.Analisando os dados do Fique-Rico nos últimos 30 dias, cairam no blog cerca de 9,226 visitas que utilizam o browser Internet Explorer. Se transformarmos isso num potencial de ganho, então este blog tem um potencial para fazer 9,226$ dólares em recomendações.Ainda que a taxa de subscritores seja de apenas 5%, estariamos a falar de um valor de 461$ por mês, que é provavelmente muito superior aos ganhos Adsense de muito blogger e webmaster.

Recomendo-lhe então que faça uma análise aos dados analíticos da sua conta, e verifique qual o potencial de rentabilização do seu projecto. Não assuma que o facto de os seus amigos e conhecidos utilizarem o Firefox, que toda a gente no mundo utiliza o Firefox.Na verdade o mundo tem cerca de 1100 milhões de internautas, e somente 10 milhões descarregaram o Firefox3, o que significa que o potencial é ainda assim enorme, porque há muitos milhões de pessoas a utilizarem o Internet Explorer ainda. Eu próprio utilizo o IE7, bem como o Firefox e Opera.
O engraçado também é que o Internet Explorer tem sido durante muitos anos o browser mais popular do mundo, e provavelmente irá continuar a sê-lo, enquanto vier integrado nos sistemas operativos Windows. Para você que é blogger e empreendedor, esse dado é capaz de ser uma mais valia, portanto, aproveite para promover o Firefox e ganhar algum dinheiro extra por mês, de forma passiva!

Algumas lições para aumentar os seus rendimentos Adsense

Há medida que vou diversificando a minha acção na internet e a minha rede de blogs, os meus ganhos Adsense vão também subindo gradualmente. Inclusivé aqui no Fique-Rico, a renda é já bastante interessante e o objectivo é continuar a trabalhar para que seja possível aumentá-la ainda mais, mesmo que isso seja utópico tecnicamente. Quando digo isto, refiro-me ao facto de sabermos de antemão que muitos blogs sobre SEO e Dinheiro Online geralmente acabam por desistir do Adsense devido aos baixos rendimentos.Embora se perca muito dinheiro com a conversão de dólares para euros, o Adsense é ainda uma das melhores fontes de rendimento que tenho actualmente, e também a mais fácil de implementar e a mais rápida a produzir resultados mensuráveis.
Conseguir uma renda mensal superior a 3 digitos no Adsense é para muitos um objectivo, que quanto a mim é facilmente atingível se forem seguidas algumas ideias e lições básicas de campanhas Adsense.Sendo assim, consideremos as seguintes lições:
[1] Qualidade do TráfegoO tráfego e a qualidade do tráfego são dois factores de grande peso na estratégia em torno do Google Adsense. O tráfego vindo dos motores de busca geralmente converte melhor, porque são utilizadores que se encontram à procura de algo, e como tal, muito mais abertos à possibilidade de clicar na publicidade.O tráfego é também um dos factores que mais influencia o crescimento e os rendimentos de um blog. Nas alturas dos grandes eventos, como o Euro2008, Jogos Olimpicos ou outros eventos de longa duração, a probabilidade de o seu tráfego decrescer é grande, influenciando directamente os seus rendimentos.Quem vive de blogs sobre surf, ou sobre snowboarding por exemplo, terá tendência a perder muito tráfego durante os períodos sazonais opostos, ou seja, nas alturas do verão e inverno por exemplo.
[2] CTR é geralmente baixoExistem muitos nichos de mercado onde o CTR (Click Through Rate) é invariavelmente baixo. Alguns desses nichos só rentabilizam bem se forem explorados de forma agressiva e através de grandes quantidades de tráfego. Muitas vezes é importante conhecer os mercados onde se actua e conhecer também o valor CTR dos anúncios em causa. Existem muitos nichos de mercado pouco rentáveis, que provavelmente só o irão fazer perder tempo.Se pretende construir uma rede de projectos de qualidade e rentável, escolha entre 4 a 6 nichos de mercado minimamente rentáveis, e invista o seu tempo e dinheiro neles.
[3] Diversidade é positivoO Adsense embora seja uma grande fonte de rendimentos, deve ser também utilizado conjuntamente com outros programas de rentabilização, não só para diversificar os seus rendimentos, mas também para recolher rendimentos extra além do Adsense.Diversificar os seus ganhos é tão importante como diversificar os seus tópicos e interesses também.Se tiver possibilidade de interagir em 4 ou 5 nichos de mercado diferentes e rentáveis, tanto melhor.Uma boa opção são as redes de publicidade que pagam por cada mil impressões de banner por exemplo. Se pagarem um valor na casa dos 5$ por cada 1000 impressões, se o seu blog tiver 100,000 pageviews, estariamos a falar de uma rendibilidade na casa dos 500$ dólares.
[4] Viver do Adsense é um mito?Na verdade são poucos os ProBloggers que na actualidade vivem somente dos rendimentos Adsense. O tempo das vacas gordas e dos grandes rendimentos mensais já lá vai, e actualmente é quase que utópico viver apenas dos rendimentos Adsense. Quase todos os grandes bloggers utilizam programas de afiliados e outras formas de rentabilização directa nos seus blogs para equilibrar os rendimentos mensais.Os seus blogs podem ser também uma forma de você se projectar a si mesmo para outros tipos de negócios, que podem ir desde a consultoria a serviços externos pagos.Não trabalhe a pensar apenas nos rendimentos Adsense, porque a diversidade dos seus ganhos é muito mais importante.
[5] A matemática nua e cruaA matemática geralmente não mente e ajuda-nos a clarificar de alguma forma estas questões relacionadas com os ganhos Adsense. Imaginando que você está num nicho de mercado com um CTR de 2% e pretende ganhar 1000$ dólares por mês, se você tiver um custo por clique na casa dos 0,20$ então você irá necessitar de 5000 cliques por mês. Um valor bastante elevado, diga-se de passagem. Desses 5000 cliques, você terá de receber cerca de 167 cliques por dia.Para conseguir um valor de cliques nessa casa, você irá necessitar de produzir cerca de 8300 pageviews por dia, que poderão representar cerca de 10 a 20 artigos novos por dia. Isto considerando que o seu background é de qualidade e recebe muitas visitas também.
Obviamente que 10 artigos por dia é impensável em alguns nichos de mercado. Uma forma de ajudá-lo a acelerar este processo, é utilizando um plugin de posts relacionados, e aproveitando também todas as capacidades de promoção, das rede sociais. Se conseguir atrair 100 pageviews por artigo através das redes sociais, isso irá significar cerca de 1000 pageviews extra, vindos apenas das redes sociais

Aproveitando também os motores de busca, você poderá conseguir atrair cerca de 3000 a 4000 visitas por dia, dependendo da qualidade dos seus artigos, posicionamento dos mesmos, credibilidade do seu blog, etc.Os motores de busca no geral e o Google em particular, são uma das formas mais efectivas de ajudá-lo a crescer, tanto em tráfego como em rendimentos. Se a sua estratégia se mantiver regular, você irá obrigar os robots do google a indexar os seus conteúdos todos os dias e provavelmente duas vezes ao dia, fazendo com que o seu blog absorva uma maior quantidade de visitantes vindos do Google.
[6] PosicionamentoO posicionamento dos anúncios adsense é também uma das formas de explorar taxas de clique mais elevadas. Existem locais onde a percentagem de leitores clica com maior frequência, pelo que é importante posicionar os anúncios de forma coerente e rentável, dentro dos seus blogs.O mesmo se aplica ao esquema de cores utilizado, seguindo normas padrão como o uso de background e border da cor do seu blog, e a utilização dos links adsense com a cor dos links padrão do seu blog.As link units do Google Adsense são também uma excelente forma de ganhar alguns dólares extra mensalmente, embora convertam menos que a publicidade pay-per-click standard.
Outras considerações importantesConstruir um blog rentável ou uma rede de blogs rentáveis, exige muita paciência e também algum investimento. Sem tráfego é praticamente impossível conseguir atrair rendimentos de qualidade, pelo que investir na divulgação do seu blog e da sua marca é extremamente importante.Construir artigos de qualidade é também uma forma de ir ao encontro dos seus utilizadores, o que fará com que eles se sintam motivados a linkar para si e para o seu blog. Quantos mais links receber, maior a probabilidade de rankear em melhores posições.É extremamente importante divulgar os seus conteúdos ou se necessário, contratar alguém para fazê-lo. As redes sociais ajudam e muito nessa tarefa, além de construirem um excelente mapa de link building.
Outros factores importantes a ter em conta no seu website, prendem-se com a simplicidade do mesmo, com o design e com o código. Quanto mais simples e navegável o seu blog se encontrar, mais tráfego irá atrair e consequentemente mais dinheiro irá render. O mesmo se aplica à navegação e enquadramento da publicidade, e também à consistência com que trabalha.A sua audiência cria imaginariamente um modelo de trabalho seu, pelo que permanecer fiel e consistente ao seu estilo é extremamente importante.
Quebrar a barreira dos 200$ ou 300$ por mês com o Adsense e apenas um blog, é perfeitamente exequível e sinceramente, é fácil de se conseguir.Outro factor que é importante de aplicar na sua publicidade, é a aleatoriedade dos seus anúncios. Como já deve ter reparado, os anúncios Adsense aqui do blog nunca se encontram no mesmo local. Isso é importante para não criar a tal blindness (cegueira) junto do leitor, que mais tarde ou mais cedo já nem se irá aperceber que o Adsense ali se encontra, se ele permanecer fixo e sempre na mesma posição.Com a aleatoriedade é impossível um utilizador passar despercebido ao Adsense, aumentando assim a probabilidade de ele clicar.
Estas são apenas algumas lições que considero importantes referir para quem está a trabalhar para atingir rendimentos de qualidade em campanhas Adsense.Se por ventura utilizar uma outra estratégia ou tiver uma lição para partilhar, por favor coloque um comentário!

5 passos para optimizar a performance dos anúncios Adsense

5 passos para optimizar a performance dos anúncios Adsense
Escrito em: 25-06-2008Por: Paulo FaustinoInserido em: Dicas Adsense
(5 votos, média: 4.2 de 5)
Loading ...
var staf_confirmtext = 'Email Enviado!'
#stafBlock { position: absolute !important; z-index: 100000; display: none; width: 250px; }
#stafForm { background-color: #ffffff; border: 1px solid #c6c6c6; padding: 5px; margin:0; }
#stafForm h2 { margin: 0; }

#stafForm input, #stafForm label, #stafForm h2 { font-family: 'Lucida Grande', Verdana, Arial, Sans-Serif; font-size: 1em; color: #222222; }
#stafForm input { width: 125px; height: 20px; margin-top: 5px; border: 1px solid #ccc; }
#stafForm label { float: left; display: block; width: 90px; line-height: 16px; }
#stafClose { float: right; margin-right: 5px; }

Envie o post para um Amigo! Imprima este Post
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
O canal Inside Adsense publicou hoje um artigo interessante com 5 dicas para melhorar a performance dos anúncios Adsense, aumentando de forma directa os ganhos com publicidade contextual no seu blog.Existem uma série de factores importantes a ter em conta na altura de definir como utilizar o Adsense. As cores, canais, posicionamentos e tamanhos dos banners, influenciam directa e indirectamente todo um resultado de um único blog.
A equipa de optimização Adsense da Google Australia (Sydney) lançou também um video que é na verdade um pequeno tutorial de optimização, com foco em 5 passos muito importantes ao nível da optimização Adsense:
[1] Análise do conteúdoAnalisar o conteúdo de uma página é tão importante como posicionar correctamente os anúncios Adsense. É importante conhecer o terreno onde se vai actuar, para que seja possível maximizar os rendimentos de uma forma efectiva. Esta análise define também a necessidade de anúncios, que tipo de anúncios e o posicionamento dos anúncios.A equipa do Google sugere que se questione a si mesmo acerca de uma série de factores:
- que tipo de conteúdo tem nas suas páginas?- você utiliza artigos ou fórums de discussão?- você utiliza uma loja e-commerce ou um blog?- os seus conteúdos são estáticos ou dinâmicos?
A equipa do Google sugere ainda que se o seu conteúdo estiver no topo do seu blog, o melhor local para posicionar anúncios é logo a seguir a esse conteúdo.A equipa Australiana voltou a frisar o heatmap de que já haviamos falado no artigo sobre posicionamento dos anúncios Adsense.
[2] Criação de canais (channels)Já aqui falei deles uma série de vezes. É extremamente importante criar canais na sua página Adsense, para saber quais os locais que estão a obter uma performance de qualidade, e quais os canais que estão com rendimentos abaixo do esperado. Analisar estas métricas é importante e possibilita-lhe fazer alterações e ajustes sempre que necessário.
A criação de canais é também importante para unidades singulares. Se imaginar que tem um blog, com 5 grupos de anúncios Adsense, é importante criar canais para todos esses agrupamentos, para que seja possível analisar a sua interacção com o leitor, e também o seu rendimento e performance.Obtendo esses dados, será possível fazer uma gestão coerente do posicionamento, tamanho e cores a utilizar. Faça testes e compare resultados por períodos de 7 ou 15 dias.
[3] Optimização do design e posicionamentoTambém já aqui falei do posicionamento dos anúncios Adsense e o design dos mesmos. Não utilizar borders e background é tão importante como posicionar os anúncios de uma forma eficiente.Também continuo a achar que um posicionamento aleatório dentro dos artigos ajuda a obter rendimentos superiores.
Os anúncios Adsense mais populares são o rectangulo de 300×250, o arranha céus de 160×600 e o Leaderboard de 728×90.
Colocar anúncios em locais onde geralmente o leitor procura informação, faz com que o potencial de clique aumente muito.Anúncios contextuais são geralmente um complemento ao que o utilizador procura naquele momento, fazendo com que o tal potencial de clique e interesse seja bastante grande,Escolher um esquema de cores que se integre com o seu website é também uma forma de “esconder” os seus anúncios, fazendo com que pareçam mais profissionais e enquadrados com a temática do seu blog ou website. No entanto, o Google penaliza quem pretende “esconder” em demasiada os seus anúncios, de forma a confundirem-se com o conteúdo, gerando dessa forma um variado número de cliques não desejados pelos leitores, o que faz com que isso seja uma má experiência para quem anúncia no Adwords.
[4] Maximizar os rendimentos de multiplas unidadesOptimizar ao máximo as suas unidades de links e anuncios é extremamente importante e passível de ser feito manualmente e com mestria.

O Google confirma que é possível utilizar diversos anúncios numa única página, mas recomenda que seja feita uma análise mais pormenorizada sobre que blocos de anúncios rendem mais dinheiro ou atingem melhores performances. Você poderá fazer isso utilizando os tais canais de que falei anteriormente. Analise depois o CTR e o eCPM de cada um desses canais e blocos de anúncios.
Um dado interessante revelado no vídeo, indica que o bloco de anúncios a aparecer numa página, é aquele que tem os anúncios de maior valor, ou seja, esses anúncios têm um valor por clique superior a todos os outros. É importante então que essa unidade de anúncios esteja colocada de forma eficiente no seu código HTML.
[5] Análise dos resultados analíticosAnalisar os resultados é a forma mais eficiente de saber até que ponto a optimização efectuda produziu os resultados esperados. Por vezes mudar a colocação de um anúncio ou o seu esquema de cores, poderá ajudar a um boost elevado do número de cliques e conversões, aumentado também os seus rendimentos globais.
Fazer uma análise pormenorizada dos canais e dos resultados de tracking Adsense, poderá levar-nos à conclusão de que os anúncios colocados lateralmente estão a obter melhores resultados do que a unidade de anúncios que colocámos no Header.É importante então optimizar a fazer as devidas alterações, para que esse bloco de anúncios laterais, contenha os anúncios de maior valor por clique.

Estas são algumas ideias interessantes e complementares aquelas de que tenho vindo a falar. Dê uma olhadela no video que está bastante interessante e simples de compreender.Penso que a chave está na análise dos resultados. Analisar e interpretar os resultados das campanhas, poderá fazer com que a optimização seja mais eficiente e directa.
Outro dado muito importante são os testes. Faça muito testes e procure sempre mais e melhor.Altere os seus banners, o seu posicionamento, esquema de cores, etc. Faça diversas alterações de 15 em 15 dias e analise os resultados e o feedback da sua audiência.Sem fazer testes é complicado chegar-se a resultados e consequentemente a rendimentos superiores.
Estes últimos dois artigos sobre Adsense são um complemento interessante a todos aqueles que pretendem aumentar os rendimentos com a publicidade contextual. Como já havia referido, não é complicado obter resultados eficientes, quando se utiliza as ferramentas e técnicas necessárias.
Até Já e boa optimizações!

15 dicas rápidas para melhorar os seus rendimentos Google Adsense

Tem-se falado pouco sobre Google Adsense ultimamente, tanto aqui no blog como na blogosfera em geral. Embora se fale pouco, esta é seguramente uma das melhores formas de ganhar dinheiro com blogs ou websites, ainda que em determinados nichos de mercado seja pouco rentável. O Adsense é para muitos a única fonte de rendimentos, o que muitas vezes obriga a optimizações e melhoramentos constantes, com o objectivo de retirar o máximo rendimento possível de uma simples campanha num website ou blog.
Estas dicas rápidas têm como objectivo ajudar utilizadores menos experientes na matéria, embora algumas delas sirvam também para utilizadores mais avançados e habituados a fazer quantias interessantes de dinheiro com o Google Adsense. Muitas vezes uma simples dica pode fazer com que uma campanha passe a gerar mais 5% de receita.
Antes de tudo, tenha em atenção que é imprescindível ler a política de privacidade e utilização da publicidade Google Adsense. Muitas vezes os webmasters ou bloggers acabam banidos do sistema sem na verdade nunca entenderem porquê, quando na realidade cometeram um erro que estava enunciado no TOS da Google. Algumas coisas a saber imediatamente:
não clique na sua própria publicidade google adsense;
não peça a outras pessoas para clicarem na sua publicidade;
não utilize ferramentas que o ajudem a aumentar o número de impressões ou cliques;
não altere o código original da publicidade google adsense;
não coloque a publicidade adsense em sites de conteúdo adulto ou relacionados com jogo.
apenas pode apresentar 3 anúncios por página no máximo;

1. CAMUFLAR A PUBLICIDADEO primeiro passo e o mais básico de todos, é camuflar ao máximo a sua publicidade de forma a que esta se confunda minimamente (não exageradamente) com as cores do seu template. Isso requer utilizar o mesmo background e cores nos links que utiliza por exemplo no seu blog e nos seus artigos.O Google hoje anda um pouco mais apreensivo com este tipo de estratégia, pelo que é recomendável que a sua publicidade não seja exageradamente camuflada ao ponto de obter rendimentos não justos.
2. ROTAÇÃO DE CORESUma técnica interessante de oferecer publicidade variada, é criando 2 ou 3 tipos de paletes de cores que se enquadrem bem com o seu blog, e colocá-las a rotacionar com o intuito de tornar a sua publicidade mais atractiva e visível, especialmente aqueles utilizadores que são cegos para Adsense.
3. UNIDADES DE LINKSJá havia escrito um artigo unicamente a explicar como optimizar as unidades de links adsense e reitero alguma da informação por lá colocada. Utilizar unidades de links no seu blog ou website é seguramente uma das formas mais práticas de aumentar os seus rendimentos. Nos meus blogs as unidades de links são geralmente dos locais mais utilizados pelos leitores, ainda que só contem após duplo clique.
4. UTILIZAR PESQUISA PERSONALIZADAJá há algum tempo fiz um tutorial a explicar como criar uma barra de pesquisa personalizada do Google, que deverá adaptar ao seu blog ou website urgentemente. Além de possibilitar uma recolha de dados com maior qualidade e eficiência, esta barra de pesquisa inclui agrupamentos de anuncios Adsense relacionados com o artigo e que o ajudarão a amealhar mais alguns dólares todos os meses.
5. UTILIZAÇÃO DE UNIDADES 250×250 ou 336×280Ambas estas unidades apresentam volumes de procura relativamente grandes, especialmente se estiverem localizadas no topo de um artigo e alinhadas à esquerda ou direita. Geralmente esses são os locais mais rentáveis, uma vez que o leitor inicia a sua jornada de leitura no topo do artigo, lê a publicidade também, e caso não goste do conteúdo que está a ler, poderá sempre sair por uma das ofertas Adsense disponíveis. Anúncios no fundo funcionam sempre pior, não só pela sua colocação pouco estratégica, mas simplesmente porque existem leitores que nem chegam ao final de um artigo antes de mudarem de página.
6. UTILIZE ANÚNCIOS DE TEXTO PREFERENCIALMENTEOs anúncios de texto são seguramente os mais rentáveis. Primeiro porque são os que pagam melhor, segundo porque são contextualizados e terceiro porque oferecem várias opções de escolha. Os anúncios de imagem só devem ser utilizados em locais menos rentáveis ou em blogs ou websites onde não predomine o texto, por exemplo. As unidades de texto mais rentáveis são: 250×250; 160×600; 336×280 e 300×250.
7. UTILIZE PUBLICIDADE ALVOO Google permite que você coloque tags específicas para envolver conteúdo que é relevante, ou excluir uma determinada parte do seu conteúdo de ser analisada e contextualizada em publicidade. Isso é feito através de tags fornecidas pelo google, que poderão ser utilizadas da seguinte forma:
– google_ad_section_start –conteúdo relevante que pretende envolver.– google_ad_section_end –
Se pretende que o Google ignore determinados conteúdos do seu blog, utilize:– google_ad_section_start(weight=ignore) –

8. BLOQUEIE OS ANÚNCIOS MAL PAGOSUtilize o filtro de anúncios do Google para restringir a aparição de anúncios e campanhas que pagam miseravelmente por clique. Unidades que pagam 0,01€ por clique são certamente dispensáveis. No entanto, tenha cuidado e procure fazer uma boa análise antes de bloquear o acesso a um tipo de publicidade, uma vez que há anunciantes que pagam 0,01€ num determinado país, mas noutro podem pagar 1$.
9. ANÁLISE DE PUBLICIDADEUtilize a ferramenta Adsense Sandbox para analisar as suas campanhas publicitárias Google Adsense antes de elas serem publicadas no seu blog. Aproveite também para analisar quais os anunciantes que por ventura gostaria de bloquear. Este software ajuda-o também a perceber quais os anúncios que aparecem em outros países para as mesmas pesquisas.
10. OPTIMIZAÇÃO DO ESPAÇOAlgumas campanhas Adsense que vejo em websites ou blogs, estão extremamente estranguladas pelo conteúdo à sua volta. Procure dar um pouco mais de espaço aos seus anuncios, com a utilização de um border de 2 ou 3 pixeis a toda a volta. Deixe o seu conteúdo e os seus anúncios respirarem um pouco e tornarem-se menos agresssivos em termos de leitura.
11. PALAVRAS-CHAVEAs campanhas Google Adsense geralmente têm em conta o primeiro parágrafo de um artigo e o seu título, para começarem a apresentar anúncios relevantes e direccionados para o conteúdo. Procure utilizar uma boa densidade de palavras-chave em ambos os campos, oferecendo precisamente o conteúdo que você desejaria ver contextualizado na publicidade.
12. GOOGLE HEAT-MAPO Google desenvolveu um heat-map para a publicidade Google Adsense, que inclui os locais mais quentes para colocar os seus anúncios contextualizados. Dê uma olhadela no mapa e procure alguns locais que ainda não esteja a rentabilizar devidamente.
13. UTILIZAÇÃO DE CANAISNo Google Adsense em Inglês, existe uma opção chamada “Channels”, que no Adsense Português significa “Critérios”. Essa opção permite-lhe criar canais do tipo: banner_topo_468; banner_lateral_160×600; etc. Esses canais servem para filtrar os seus anúncios e as suas localizações, ajudando-o a perceber quais os spots mais rentáveis do seu blog e aqueles onde você deverá permanecer com anúncios.
14. OPTIMIZAÇÃO SEOÉ importante oferecer algum nível de optimização SEO para os seus artigos, especialmente os artigos mais antigos e que recebem grandes quantidades de tráfego vindo dos motores de busca. Esses artigos devidamente optimizados com as 13 dicas anteriores, poderão aumentar-lhe facilmente o seu CTR e os seus rendimentos diários.
15. TESTE ATÉ SE FARTARO essencial do Adsense está no testar. Isso depreende testes de colocação e tracking de anúncios, variação dos locais de anúncios, cores dos anúncios, formatos dos anúncios, quantidade de anúncios e tudo o que esteja directa e indirectamente relacionado com as suas campanhas Google Adsense. Quanto mais testar, mais possibilidades e números terá disponíveis para chegar a uma conclusão que lhe seja rentável.
Eu próprio ando sempre em testes, e actualmente ando a testar alguns padrões novos de colocação de anúncios, com o intuito de melhorar a leitura dos artigos e quiçá os rendimentos do blog. Você deveria fazer o mesmo!

Google Adsense brevemente nos relatórios do Google Analytics

Os colegas do Digital Inspiration publicaram hoje um artigo muito interessante acerca da futura integração dos relatórios de ganhos do Google Adsense nos quadros de estatísticas do Google Analytics.Há algum tempo que venho analisando o facto de o Google Analytics estar preparado para Adsense, mas o funcionamento não estava sincronizado até então (e ainda não está - é para breve). Emparelhar ambos os dados seria ouro sobre azul para todos os editores interessados em pagar aos seus autores sobre os rendimentos dos artigos que escrevem, por exemplo. Neste momento isso só é possível recorrendo a plugins de divisão de impressões e em Wordpress.
O funcionamento prevê que os editores saibam quais as páginas que recebem mais cliques, qual o rendimento gerado por página (página = artigo), percentagem de CTR, os sites que mais referidos enviam, entre muitas outras coisas.Os screenshots revelados foram publicados inadvertidamente no TheGoogleCache.com e rapidamente foram dizimados por diversos websites e blogs que noticiaram gloriosamente esta novidade do Google.Agora que já retirei o meu prazer também, vamos passar à apresentação das novidades:
QUADRO DE RECEITAS GERAISPassa a existir um novo quadro resumido das campanhas Adsense, dentro dos quadros de estatísticas do Google Analytics, a partir do qual é possível analisar ao pormenor o desempenho da campanha, incluindo dados mensuráveis como os lucros gerais, eCPM, CTR, Impressões, CPM, entre outros dados que o poderão ajudar imenso a rentabilizar páginas únicas, por exemplo.


QUADRO PORMENORIZADO DE RENDIMENTOS POR PÁGINAO quadro geral passa a oferecer uma vista geral somente sobre os ganhos, apresentando dados estatísticos por página, incluindo a receita única gerada por essa página, número de clientes, percentagem de CTR e eCPM, entre outros dados. Como referi em cima, esta opção passará a ser amplamente gratificante para todos os autores que trabalham com comissão de rendimentos. Assim os editores poderão partilhar uma percentagem fixa dos ganhos que o autor gerar com a produção dos seus conteúdos, por exemplo.
ADSENSE TRENDINGTal como acontece com o Google Trends, esta nova ferramenta de trending intergrada no Analytics, irá apresentar os gráficos de evolução das suas campanhas e rendimentos Google Adsense. Poderá definir manualmente datas específicas, ou analisar o crescimento dos seus ganhos ao longo do mês ou em períodos idênticos de tempo.
QUADRO DE RECEITAS POR PÁGINAEste relatório é praticamente idêntico ao quadro de apresentação Adsense, embora o primeiro seja um quadro generalista sobre todos os ganhos, este é apenas um quadro por página, que inclui todos os dados estatísticos e de facturação post a post.

O que é e como evitar o Adsense Smart Pricing?

Há algum tempo que estou para escrever sobre Adsense Smart Pricing, um problema que hoje em dia é particularmente iminente em blogs, uma vez que a grande maioria tem dificuldades em saber utilizar convenientemente o seu Adsense, bem como torná-lo extremamente rentável.
O QUE É O ADSENSE SMART PRICING?
No ínicio do ano o colega Courtney explicou sucintamente o que é o smart princing, alegando que quem tem CTR’s de 2%, 1% ou menos, está seguramente a ser penalizado, recebendo apenas 10% do valor potencial de um clique. A versão original diz:
Not many people have heard about Adsense Smart Pricing and there’s little information about it. It appears that if you have a low CTR (under 1 or 2%), you may be penalised, so you only get about 10% of what clicks are worth.
O PERIGO PARA OS BLOGUEIROS
Os blogs apresentam logo à partida uma grande probabilidade de sofrerem com o Smart Pricing, pela simples razão de receberem muito tráfego directo e muito tráfego através dos motores de busca. Na sua generalidade, este tráfego não converte bem, o que invariavelmente irá resultar em CTR’s baixos. Se estiver a trabalhar num nicho de mercado como o deste blog, ainda pior, uma vez que a grande maioria dos leitores são cegos quanto à publicidade contextualizada.
Contrariamente a essa estratégia, os paraquedistas vindos dos motores de busca actuam de uma forma completamente inversa, que resulta em muitos mais cliques e posteriormente num CTR mais elevado.Embora o leitor possa equacionar que recebe bom tráfego dos motores de busca, a verdade é que esse tráfego é sempre muito diminuto quando comparado com as suas outras fontes de tráfego regulares: blogs, redes sociais, tráfego directo, etc.
O QUE FAZER ACERCA DO SMART PRICING?
Embora possa parecer uma estratégia arriscada, apresentar a sua publicidade Adsense apenas aos seus visitantes que chegarem dos motores de busca, fará com que rapidamente o seu blog diminua o número de impressões, estabilize o número de cliques, e transforme tudo isso num valor de CTR bem mais elevado do que aquele que tem actualmente. Este blog tem um CTR a rondar os 1,80/2,00%, o que significa que poderá estar a sofrer de smart pricing caso eu não execute imediatamente uma estratégia desse tipo.
Embora possa vir a perder alguns cliques momentâneos, existem quanto a mim duas grandes vantagens ao utilizar uma estratégia deste tipo:
- aumento do CTR e remoção do smart-pricing;- maior qualidade visual para os leitores regulares, isenta de anúncios;
O QUE DIZ O GOOGLE SOBRE O SMART PRICING?
Em 2005 o Google escreveu uma entrada intitulada ‘Os factos sobre o Smart Pricing‘, que na verdade contradiz precisamente aquilo que referi no primeiro ponto, baseando-me na teoria proposta pelo Courtney, um experiente marketer. Na verdade e embora o Google tenha apresentado a sua teoria há cerca de 3 anos, ela diz o seguinte:
A percentagem de cliques que convertem para um anunciante é o factor mais importante no ROI do anunciante, o que significa que é possível e recorrente, ter um CTR baixo e uma taxa de conversão elevada. É possível também ter uma taxa de CTR elevada e uma conversão baixa. Não remova o código AdSense do seu site, só porque ele tem um CTR baixo - poderá ser um dos seus sites que melhor converte.
Ora bem, explicando esta teoria, o Google alerta para que o webmaster entenda que o CTR na verdade não é tudo, mas sim o número (ou a taxa) de conversões que o anúncio consegue fazer. Isto significa que é perfeitamente possível ter um CTR de 1%, mas cada clique converte extremamente bem.
Isto quer dizer também, que o Google se baseia na taxa de conversão, ao invés de na taxa de CTR, para determinar o smart pricing das diversas campanhas que corre. O mais importante para o Google, acaba sempre por ser o valor que esta oferece a quem anuncia.

Obviamente que um CTR elevado provavelmente poderá levá-lo a uma taxa de conversão mais elevada, embora possa não ser proporcionalmente igual. Os valores irão sempre depender de muitos factores, nomeadamente do tipo de anúncio, do tipo de visitante, do blog onde o anúncio aparece, do CTR que ele tem e também da taxa de conversão do mesmo.
O SEU BLOG ESTÁ SMART PRICED?
Esta pergunta na verdade é muito complicada de responder. Não existe nenhuma fórmula ou software possível de determinar se um blog está a ser alvo de smart pricing ou não, mas a verdade é que se os seus cliques estão a ser muito mal pagos (de 0,10€ para baixo), então é bem provável que esteja a sofrer de smart pricing.
Calcular se um blog está a ser alvo de smart pricing não é fácil, uma vez que o valor por clique varia provavelmente todos os dias e conforme o nicho de mercado abordado nos seus artigos. No entanto e um teste interessante, será mostrar o Adsense apenas para os seus visitantes vindos dos motores de busca. Se a sua taxa de CTR aumentar gradualmente e os seus ganhos permanecerem os mesmos ou inclusivé dispararem de valor, significa que estava a ser alvo de smart pricing. Se as alterações não lhe trouxerem benefícios, antes pelo contrário, então é porque não estava smart priced e deverá voltar ao estado onde estava antes de executar as modificações.

Google Adsense agora compatível com Google Analytics

A 13 de Setembro passado, falei sobre a intregação do Adsense no Analytics, de uma forma clara e bastante interessante. No entanto, este não passava de um projecto em aberto e sem datas de conclusão disponíveis.Mas, há coisa de 2 dias a Google anunciou finalmente a integração dos ganhos de Adsense na plataforma do Google Analytics, o que permite entre outras coisas, saber de antemão quais os artigos e páginas mais rentáveis do seu blog, por exemplo.
Pelo que a própria Google referiu, a integração vai ser feita de uma forma gradual, sendo que quando a nova funcionalidade se encontrar activada para a sua conta, irá aparecer imediatamente no menu de entrada da sua conta Adsense, tal como nesta imagem:

Como já havia referenciado no primeiro artigo que fiz sobre esta nova funcionalidade, a partir do momento em que ligar a sua conta Adsense com o seu painel de dados Analytics, irá puder verificar quais os endereços que produziram maiores rendimentos para o seu site ou blog, quais os links que geraram mais receitas, de onde proveio essa receita, entre outros dados extremamente interessantes, que poderão inclusivé ser uma mais-valia para todos aqueles que trabalharem com múltiplos editores.
A Google incentiva também neste momento, todos os webmasters e blogueiros e explorarem ao máximo as capacidades que esta nova fusão cria. Nomeadamente fazendo uma análise profunda dos dados, e procurando descobrir mais-valia que lhe sirvam no futuro. Alguns exemplos:



Descobrir mercados pouco utilizados. Utilizando os dados do Analytics é fácil descobrir quais as regiões menos afectadas pelo seu conhecimento e conteúdo, pelo que se torna importante na sua estratégia, criar uma maior dependência e quota de mercado nesses nichos.Procure também descobrir mercados onde poderá ter pouca expressão, mas onde o seu CTR e rendibilidade são elevados.
Procure descobrir o tráfego mais rentável. Utilizando a fórmula de relatório ’Referring sites’, é possível descobrir quais os sites e blogs que lhe esão a trazer maior número de visitantes e também uma maior conversão em dinheiro. Procure saber quem são e delinear uma estratégia que lhe permita usufruir ainda mais desses benefícios.
Como tenho vindo a dizer, estas novidades relativas à fusão de ambos os relatórios, são extremamente interessantes por dois motivos: 1- saber quem são e quais são as páginas e endereços mais rentáveis do seu site ou blog e 2 - calcular eficientemente o nível de rendibilidade de um determinado editor. Para quem tem um blog com 2 ou mais editores, que publicam conteúdos regularmente, esta divisão de lucros torna-se simplesmente perfeita.
A Google referiu também que o programa não se encontra disponível a todos os editores, pelo que deverá manter-se atento quando a activação da sua conta for feita. Eu à data da escrita deste artigo ainda não tenho a nova opção disponível. Entretanto fique com um video explicativo do poder e funcionalismo desta nova fusão:

12 erros comuns que violam os termos de serviço do Google Adsense

É recorrente ouvir e ler histórias de autores que de um momento para o outro viram as suas contas Google Adsense fechadas, sendo que na maioria dos casos isso é reflexo da má utilização do serviço, ou então da prática comum de erros que violam os termos e condições do serviço prestado pelo Google Adsense.Obviamente que ler o TOS do Adsense é para muitos uma tarefa demasiado aborrecida, pelo que é mais simples arriscar a ficar sem conta, do que saber quais os terrenos que se pode pisar.Uma vez que sou sensível a esses autores que não têm 15 minutos para ler os termos e condições do serviço prestado no Google Adsense, formulei uma lista com alguns dos erros mais comuns cometidos com contas Adsense. Qualquer um destes erros pode levar a que um autor fique sem conta, pelo que se já cometeu ou comete algum destes erros, o melhor mesmo é que procure mudar a forma como utiliza o serviço, ou mais tarde ou mais cedo ficará sem conta.
Outra das razões porque não gosto que este tipo de erros sejam cometidos, é pelo simples facto de que tornam a rede de publicidade Adsense mais vulnerável e acima de tudo menos rentável para quem por lá investe o seu dinheiro. Já lá fiz alguns campanhas, e infelizmente os resultados não me deixaram tão satisfeito quanto gostaria, sendo que uma boa percentagem dos cliques que geralmente caiem nas campanhas, ou são fraudulentos, ou não convertem com qualidade.
Entretanto se tiver um tempinho, recomendo-o a ler o programa de policiamento do Google, os Termos e Condições do Serviço Adsense, e também a FAQ, que inclui informação muito pertinente sobre o assunto.
1. CLICAR NOS PRÓPRIOS ANÚNCIOS OU PEDIR A ALGUÉM PARA CLICARA primeira regra que se aplica SEMPRE numa conta Google Adsense é: nunca clicar nos próprios anúncios. Além da enorme injustiça para com o autor que está a gastar dinheiro para tentar promover a sua empresa ou serviço, clicar nos seus anúncios é a porta de entrada para ser banido do sistema. O mesmo se aplica aos casos de autores que pedem aos seus amigos para clicarem nos anúncios.O Google utiliza um sistema de policiamento avançado, que consegue rapidamente encontrar padrões de IPs ou uma grande localização de onde provêm os cliques, chegando rapidamente à conclusão de que existe fraude. Tentar clicar nos anúncios a partir de um outro computador, na faculdade ou no trabalho, vai seguramente levá-lo ao banimento. O Google consegue entender porque razão a cidade onde vive tem muito mais cliques do que por exemplo outras cidades. E o mais engraçado, é que você vive na cidade que comete a fraude.
2. NÃO ALTERAR O CÓDIGO DOS ANÚNCIOSEm termos de optimização de anúncios, as opções são na verdade limitadas. Pode alterar a cor, o efeito e pouco mais, sendo que alterar o código do anúncio pode dar direito a banimento. Se pretende optimizar melhores os seus anúncios e campanhas, sugiro que leia este artigo com 5 passos para optimizar a performance dos anúncios Adsense.
3. UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DE ANÚNCIOSMuitas vezes os autores pensam que ter muitos anúncios = ter muitos rendimentos. Na verdade isso não acontece. Inclusivamente, se o seu blog tiver demasiadas impressões e um CTR muito baixo, poderá incorrer no chamado Google Smart Pricing, que inclusivamente já referimos aqui no blog.Outros utilizam o chamado ‘keyword stuffing’, entupindo os seus conteúdos de palavras-chave, de forma a dar maior relevância a um determinado termo quando o Google for contextualizar a sua publicidade. Isso também está nas violações dos termos e condições do serviço, e será seguramente fácil encontrar quem o faz.
4. ANÁLISE CUIDADA DO CONTEÚDOÉ importante que mantenha uma análise cuidada do conteúdo do seu blog, especialmente onde os anúncios aparecem. É importante que essas páginas (ou artigos), não contenham conteúdo pornográfico, violento ou ilegal.
5. NÃO ENVIAR ANÚNCIOS POR EMAILOs termos e condições do serviço da Google Adsense, não permitem ao autor a colocação de anúncios nos emails em formato HTML. Embora os anúncios possam ficar bastante bem dissimulados e tornarem-se rentáveis, a verdade é que violam o TOS do Google, resultando no banimento da conta.O Google inclusivé consegue seguir a rota do clique, e se este vier de um email, é seguro que a sua conta é fechada.
6. EXCESSO DE OPTIMIZAÇÃOEmbora editar as cores e formato dos seus anúncios seja viável e possa traduzir-se em rendimentos superiores, não deverá ser utilizada como forma de prejudicar quem anuncia. Os termos do Adsense não permitem que por exemplo, coloque os endereços URL dos anúncios contextuais, com a mesma cor que por exemplo o fundo padrão desses mesmos anúncios. Fazer desaparecer elementos do anúncio viola os termos e condições do serviço, e dá também direito a banimento.
7. COLOCAR ANÚNCIOS EM PÁGINAS DE CONTEÚDO (APENAS)Um erro que é frequentemente cometido por autores, é ter anúncios Adsense em páginas como o registo, login, erro404, páginas de boas-vindas, entre outras coisas. Os anunciantes que aderem ao programa Google Adwords, estão a pagar apenas por cliques e anúncios submetidos em páginas de conteúdo relevante. Se você colocar anúncios em páginas de conteúdo irrelevante, está a infringir os termos e condições do serviço, o que invariavelmente dá direito a banimento.Para quem utiliza Wordpress, existe um plugin (que eu uso aqui no blog) intitulado Why do Work Adsense, que permite remover o Adsense de páginas estáticas específicas. Aqui no blog todas as páginas estáticas estão isentas de anúncios Adsense, por exemplo.



8. ABRIR MÚLTIPLAS CONTASNão é viável também abrir múltiplas contas somente porque se tem múltiplos blogs ou websites. Uma única conta é capaz de receber e analisar os dados de todos os seus websites e blogs, e se por ventura algum deles estiver a infringir os termos do serviço, é provável que todos os seus projectos sofram com isso. No entanto, se tiver várias contas, é provável que o Google as encerre todas antes sequer de cometer um erro.
9. ANÚNCIOS ABREM SEMPRE NA MESMA PÁGINAÉ estritamente proibido, colocar os anúncios adsense a abrir numa nova janela. Embora seja fácil de o fazer através da utilização de código html no seu website ou blog, a verdade é que essa manobra pode custar-lhe a sua conta de editor.De acordo com os termos e serviços do Google Adsense, todos os anúncios devem abrir obrigatoriamente (e por defeito) na mesma página.
10. UTILIZAÇÃO DE TÍTULOSQuando se coloca anúncios Adsense num website ou blog, são apenas permitidos dois tipos de títulos a identificar esses mesmos anúncios. São eles: ‘links patrocinados’ e ‘publicidade’. Qualquer outro título ou incentivo ao clique dará direito a exclusão do programa com conta banida permanentemente.
11. APRESENTAÇÃO DE RESULTADOSÉ expressamente proíbido mostrar os valores de CTR e eCPM das suas campanhas Adsense. O único valor que é permitido mostrar, de acordo com os termos e condições do serviço, é o valor total ganho com as suas campanhas. Todo o resto da informação é considerada confidencial, pelo que apresentá-la descaradamente no seu blog ou website pode dar direito a banimento permanente.
12. LIMITAÇÕES AO NÚMERO DE ANÚNCIOSOs termos e condições do serviço Google Adsense apenas permitem-lhe a colocação de 3 banners de anúncios na mesma página, 3 caixas de links adsense e 2 barras de pesquisa customizada. Se por ventura estiver a utilizar mais, está a infringir o TOS do Google, o que dará seguramente direito a banimento, além de que provavelmente não lhe está a trazer os rendimentos que desejaria.Não é importante ter muitos anúncios no seu blog, mas sim aqueles que são mais relevantes e rentáveis.

Estas são apenas algumas das considerações e erros que mais autores e webmasters cometem. Verdade seja dita, a grande maioria dos autores nunca lê os termos e condições do serviço Adsense, e existe uma grande percentagem que infringe claramente o TOS do serviço.Mais recentemente o Google pediu também aos editores que não camuflem os seus anúncios em demasia, uma vez que eles se devem destacar claramente do conteúdo, fazendo com que o visitante apenas clique quando sente necessidade disso.O mesmo se aplica à colocação de banners e anúncios logo por baixo dos títulos grandes das notícias/artigos. São proíbidos e obviamente apelam ao clique fraudulento e/ou sem qualidade.